O Fedora 33 já foi uma das maiores atualizações da distribuição nos últimos anos e o mesmo deve ocorrer com o Fedora 34 esperado para abril deste ano. O plano da equipe responsável pela evolução do Fedora 34 é melhorar a renderização de fontes habilitando o HarfBuzz no FreeType. Então, este novo recurso recebeu aprovação esta semana por parte do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.
Sendo assim, o Fedora 34 agora está configurado para habilitar o recurso de modelagem de texto HarfBuzz no mecanismo de fontes FreeType. O ganho líquido é uma sugestão aprimorada de desenhos (ou formatos de letras), especialmente para idiomas com formatação de texto complicada, como quando os glifos são compostos de vários caracteres.
O FreeType oferece suporte ao HarfBuzz há mais de meia década. Portanto, a ativação do Fedora com seu pacote FreeType permitirá que alguns bugs finalmente recebam correção.
Mais detalhes para os interessados ??nesta mudança através da página Wiki do Fedora e do tíquete FESCo onde a mudança recebeu aprovação esta semana.
Fedora 34 terá o FreeType habilitado para HarfBuzz
A grande e crescente lista de mudanças que devem fazer parte do Fedora 34 pode ser monitorada aqui. No link é possível acompanhar cada detalhe da nova versão, já que que são muitas as alterações.
Por outro lado, o Fedora Workstation está vendo o GNOME 40 como a área de trabalho padrão. Além disso, todo o áudio está sendo roteado através do PipeWire. Do mesmo modo, há o Wayland por padrão na área de trabalho KDE Plasma, LXQt 0.16 e Xfce 4.16 como opções de área de trabalho atualizadas, XWayland independente e outras melhorias.
De uma forma mais resumida, o Fedora 34 está trazendo:
- pacotes upstream mais recentes;
- compressão Btrfs Zstd transparente habilitada por padrão;
- systemd-OOMD habilitado por padrão;
- e muitas outras mudanças interessantes.
Espera-se que esta versão empolgante do Fedora com muitos recursos chegue no final de abril, exceto se houver grandes atrasos.
Phoronix