Categorias
Tecnologia

Fedora 34 terá o FreeType habilitado para HarfBuzz

O Fedora 33 já foi uma das maiores atualizações da distribuição nos últimos anos e o mesmo deve ocorrer com o Fedora 34 esperado para abril deste ano. O plano da equipe responsável pela evolução do Fedora 34 é melhorar a renderização de fontes habilitando o HarfBuzz no FreeType. Então, este novo recurso recebeu aprovação esta semana por parte do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.

Sendo assim, o Fedora 34 agora está configurado para habilitar o recurso de modelagem de texto HarfBuzz no mecanismo de fontes FreeType. O ganho líquido é uma sugestão aprimorada de desenhos (ou formatos de letras), especialmente para idiomas com formatação de texto complicada, como quando os glifos são compostos de vários caracteres.

O FreeType oferece suporte ao HarfBuzz há mais de meia década. Portanto, a ativação do Fedora com seu pacote FreeType permitirá que alguns bugs finalmente recebam correção.

Mais detalhes para os interessados ??nesta mudança através da página Wiki do Fedora e do tíquete FESCo onde a mudança recebeu aprovação esta semana.

Fedora 34 terá o FreeType habilitado para HarfBuzz

A grande e crescente lista de mudanças que devem fazer parte do Fedora 34 pode ser monitorada aqui. No link é possível acompanhar cada detalhe da nova versão, já que que são muitas as alterações.

Por outro lado, o Fedora Workstation está vendo o GNOME 40 como a área de trabalho padrão. Além disso, todo o áudio está sendo roteado através do PipeWire. Do mesmo modo, há o Wayland por padrão na área de trabalho KDE Plasma, LXQt 0.16 e Xfce 4.16 como opções de área de trabalho atualizadas, XWayland independente e outras melhorias. 

De uma forma mais resumida, o Fedora 34 está trazendo:

  • pacotes upstream mais recentes;
  • compressão Btrfs Zstd transparente habilitada por padrão;
  • systemd-OOMD habilitado por padrão;
  • e muitas outras mudanças interessantes. 

Espera-se que esta versão empolgante do Fedora com muitos recursos chegue no final de abril, exceto se houver grandes atrasos.

Phoronix

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile