Foi em um já longínquo 25 de agosto de 1991 que começava a surgir um sistema operacional que iria revolucionar o mundo da tecnologia. Em meio a controvérsias sobre a data real do surgimento, o fato é que foi neste dia que o estudante finlandês Linus Torvalds anunciava em um grupo restrito de amigos, pela primeira vez, que estava criando um sistema operacional ‘por hobby’. E esta diversão se espalhou, angariando fãs e colaboradores ao redor do planeta. O criador alertava que ele não seria “tão grande e profissional como o GNU”. Por isso, Feliz aniversário, Linux!
Isso vem sendo fomentado desde abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de qualquer feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam em minix. Meu sistema operacional se parece um pouco (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas), entre outras coisas. Gostaria de saber quais recursos a maioria das pessoas desejaria. Algumas sugestões são bem-vindos, mas eu não prometo que vou implementá-los :-), dizia a mensagem do criador do Linux!
Polêmica sobre a data
Alguns fãs consideram o primeiro lançamento público do código (protótipo), que foi lançado em 5 de outubro de 1991, como mais digno de ser a verdadeira data de aniversário do kernel. Outros, inclusive nós, assumem o 25 de agosto, como a data de “nascimento” do projeto.
E por um bom motivo. Este foi o dia em que, em 1991, um jovem estudante universitário finlandês chamado Linus Torvalds se sentou em sua mesa para deixar as pessoas do newsgroup comp.os.minix saberem sobre o sistema operacional “hobby” em que ele estava trabalhando.
A data real de comemoração quem decide é você, mas o próprio Linus, em entrevista ao site ZDnet, confirmou a mensagem. Aqui ele fala sobre a polêmica entre as datas de criação e sobre o desenvolvimento do sistema operacional. Na dúvida, comemore as duas datas!
Um pouco de história
Desde a sua criação em 1991, o sistema operacional de código aberto Unix evoluiu para revolucionar o mundo. Assim, fortaleceu startups, gerou novas indústrias e ajudou na criação de novos tipos de gadgets e tecnologias.
O Linux agora é o sistema operacional dominante na nuvem, na IoT e no celular. E embora possa não ter “vencido” a guerra dos desktops, não há como negar que sua natureza colaborativa e livre teve uma grande influência em seus concorrentes.
O coração pulsante do mundo moderno; uma força onipresente que permeia a vida digital diária. O Linux está em toda parte – desde o fornecimento de trens de alta velocidade e de supercomputadores de última geração a smartphones, robôs e roteadores super seguros.
Uma lista de 27 fatos sobre o Linux
1. Existem hoje 20.323.379 linhas de código. Isso significa que o Linux continua sendo o maior projeto de código aberto do planeta.
2. Linux quase não foi chamado Linux! Linus queria chamar seu projeto “hobby” de “FreaX” (uma combinação de “livre” e “Unix”). Felizmente, ele foi convencido do contrário pelo dono do servidor que hospeda seu código inicial, que por acaso preferia o nome “Linux” (uma combinação de “Linus” e “Unix”).
3. Menos de 1% da versão mais recente do kernel inclui código original escrito por Linus Torvalds. Contudo, o cara não relaxa. Linus agora está ocupado gerenciando e mesclando código escrito por outros desenvolvedores.
4. O Linux é usado por todos os principais programas espaciais do mundo, incluindo a NASA e o ESA . Empresas espaciais privadas como a SpaceX também ao utilizam. Foram 65 missões espaciais (e contando) com a ajuda de um sistema Linux resistente a falhas em seus poderosos foguetes Falcon 9.
5. Falando do universo, existem asteróides no espaço que foram batizados após e graças à criação do Linux. Eles receberam o nome de seu criador, Linus Torvalds. Daí terem recebido esse nome. É o caso do 9885 Linux, descoberto em 12 de outubro de 1994 e do satélite Linus, oficialmente (22) Kalliope I Linus, é um satélite natural que orbita o grande asteroide de tipo M 22 Kalliope. Este foi descoberto em 29 de agosto de 2001.
6. Tux, o mascote do Linux, é um pingüim, mas você já se perguntou por que é um pingüim? A resposta depende de quem você pergunta. Linus conta uma história em que ele foi mordido por um pinguim furioso, infectando-o com uma doença chamada pinguim. Outros dizem que sua escolha deveu-se ao carinho de Linus pelo animal e/ou sua inadequação como logotipo corporativo.
9. O Linux domina totalmente os supercomputadores. A partir de 2018, 100% dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo usam o Linux .
8. A comunidade de desenvolvimento do Linux é incrivelmente ativa . Mudanças no kernel foram fundidas a uma taxa média de 7,8 patches por hora nos últimos 15 meses, de acordo com números da organização sem fins lucrativos The Linux Foundation (que paga o salário de Linus).
9. O desenvolvimento inicial do Linux ocorreu no sistema operacional MINIX. Porém, não durou; provando-se ineficiente, Linus depois o substituiu pelo “sistema de arquivos estendido”, mais conhecido como ext, versões das quais ainda estão em uso hoje.
10. O Linux 1.0 foi lançado em 14 de março de 1994 , mais de três anos após o anúncio inicial de Linus. Ele apresentava 176.250 linhas de código. Versão 2.0 surgiu em 1996.
Concorrentes tentaram acabar com o projeto
11. O Linux roda em tudo, desde smartphones e servidores até submarinos e foguetes espaciais.
12. Steve Jobs ofereceu a Linus Torvalds um emprego em 2000, com a condição de que ele interrompesse o desenvolvimento no Linux. Linus (felizmente) recusou.
13. Precisa de provas de quão bem sucedido é o Linux ? Dê uma olhada na sua rival de longa data, a Microsoft. A empresa que tentou “extinguir” o projeto no início dos anos 90 agora aproveita o Linux em seus negócios de servidores. Até contribui para o desenvolvimento do kernel!
14. Falando de contribuições, o Google, a Intel, a Huawei, a Samsung, a Red Hat, a Canonical e o Facebook estão entre os principais contribuidores para o desenvolvimento do kernel do Linux nos últimos anos.
15. Linus nasceu na Finlândia, um país bilíngue, e considera o sueco como sua “língua materna”. Ele diz que muitas vezes fica “desconfortável” falando em inglês por causa das diferenças de pronúncia, mas prefere ler livros em inglês.
A evolução do código
16. Apesar de ser o maior projeto de software livre hoje, quando o primeiro kernel foi lançado em 1991, ele era composto por uma linha de código comparativamente minúscula de 10k.
17. Após um rejig de seus cronogramas de desenvolvimento e lançamento, uma nova versão do kernel do Linux é lançada a cada 66 dias em média. Contudo, novos lançamentos pontuais aparecem regularmente.
18. O Linux não é a única criação célebre de Linus Trovalds . O famoso Fin também é responsável pelo sistema de versionamento Git e pelo aplicativo ‘Subsurface‘.
19. Aqueles efeitos especiais de tirar o fôlego que você vê em blockbusters de filmes? Bem, eles acontecem (parcialmente) graças ao Linux. Estima-se que 90% dos efeitos visuais de Hollywood dependem do Linux em algum estágio do pipeline de produção.
20. Mais de 95% do Linux é escrito em linguagem C , de acordo com dados compilados pelo site openhub.net .
21. Por mais bizarro que possa parecer, 13,3% do kernel mais recente do Linux é composto de… linhas em branco. Sem sentido? Dificilmente: as linhas em branco fazem parte do estilo de codificação que mantém o kernel limpo, eficiente e ordenado.
22. O Android é o sistema operacional mais bem-sucedido do planeta. São mais de 2 bilhões de usuários mensais ativos em todo o mundo, de acordo com o Google .
23. Cada release do kernel recebe um codinome. Os codinomes recentes incluem “Fearless Coyote” (v4.13) e “Merciless Moray” (v4.18).
Ubuntu, o mais popular
24. 9 das 10 principais nuvens públicas rodam no Linux, de acordo com a Red Hat, que, como uma das empresas Linux de maior sucesso na história, provavelmente sabe do que está falando.
25. O Ubuntu é o sistema operacional de desktop baseado em Linux mais popular. Possui cerca de 20 milhões de usuários em todo o mundo. O Linux tem uma participação de 2% no uso de computadores desktop .
26. O primeiro livro a ser publicado sobre o Linux foi “ Linux Installation and Getting Started” de Matt Welsh em 1993. A primeira revista dedicada, Linux Journal, foi publicada um ano depois em março de 1994. O primeiro número trazia uma entrevista com Linus.
27. O Linux é o exemplo mais famoso de software de código aberto, mas você sabia que nem sempre foi assim? As primeiras versões do Linux foram distribuídas com uma licença proibindo o uso comercial ou a redistribuição. Foi a versão 0.12, lançada em 1992.