Volume, status de Bluetooth/WiFi, alternância de espaço de trabalho e muito mais. Tudo isso ganhará uma aparência completamente nova no GNOME Shell 42, que possui elementos redesenhados de exibição na tela (OSD) para notificações.
Decorrente de modelos de design recentes que pedem um indicador “sensível” para volume, status do dispositivo e espaços de trabalho. Portanto, essas alterações de OSD chegaram agora ao GNOME Shell 42.
usar um indicador enorme ao alterar o volume, alternar algumas teclas ou status do dispositivo e também ter um indicador de contexto de área de trabalho desagradavelmente grande ao usar os atalhos de teclado para alternar. Tudo isso pode manter o mesmo layout e ser mais sensato em termos de tamanho, diz o anúncio com as mudanças.
GNOME Shell 42 terá notificações OSD redesenhadas
O GNOME 42 será lançado no final de março com o design OSD aprimorado, aprimoramentos (X)Wayland, uma nova interface de captura de tela/screencast, suporte a tela de privacidade DRM , mais portabilidade para o kit de ferramentas GTK4, suporte a feedback DMA-BUF, taxa total eventos de entrada e muito mais.
Novo modo escuro
O novo GNOME 42 trará muitas novidades em breve quando estrear sua versão estável. Agora, o GNOME 42 suporta a opção de Papel de Parede Escuro, ou, se preferir chamar assim, novosplanos de fundo no modo escuro.
Simplificando: quando a configuração do modo escuro (novo padronizado) é ativada no GNOME 42, uma versão ‘dark’ do papel de parede padrão é aplicada. Quando o modo de luz está ativado, uma versão ‘light’ do papel de parede acaba aparecendo.
Naturalmente, você é livre para substituir esse comportamento e definir qualquer imagem que desejar como plano de fundo da área de trabalho, independentemente de qualquer preferência de modo escuro que esteja ativa.
O GNOME planeja mostrar todos os papéis de parede no mesmo pool, embora com cortinas capazes de “modo escuro” visivelmente diferenciadas de fundos regulares, como pode ser visto na imagem que pode ser acessada diretamente daqui e que você também pode conferir logo abaixo:
GNOME 42 terá nova ferramenta de captura de tela
Os desenvolvedores do ambiente de trabalho GNOME confirmaram mudanças profundas em um novo aplicativo de captura de telas nativo do desktop. A estreia, segundo a publicação da equipe, chegará com o GNOME 42. O projeto publica semanalmente as novidades em que estão trabalhando ou que já lançaram. Assim, o artigo desta semana foi chamado simplesmente de “PrintScrn”. Como sabemos, essa é uma tecla presente nos computadores e que serve para tirarmos uma imagem da tela do computador, também chamados de screenshots.
Esta ferramenta mudará muito no GNOME 42. No entanto, a principal alteração é que ela também permitirá gravar a tela da área de trabalho. Isso já ocorre com SimpleScreenRecorder se estivermos no X11 ou OBS Studio se estivermos em Wayland.