Google WiFi chega ao Brasil

Google WiFi chega ao Brasil

Se você pena para ter um bom sinal de internet pela casa, seus problemas acabaram. Pelo menos é essa a promessa do Google WiFi que acaba de ser lançado por aqui. O roteador Google Wifi possui tecnologia mesh e promete Internet com cobertura na casa toda com o fim de falhas de sinal dentro de casa. O alcance chegaria a 110 metros quadrados devido ao uso de antenas de alto ganho e amplificadores de sinal para garantir o maior alcance. O Valor é que não fica muito em conta, por volta de R$ 1 mil.

Porém, não se anime muito. Além deste valor, podem ser necessários mais dispositivos repetidores de sinal, o que elevaria o custo total a quase R$ 2 mil com esses equipamentos. Os três aparelhos juntos devem garantir o sinal perfeito em residências maiores. Os dispositivos contam com uma tecnologia chamada Network Assist, que seleciona o canal de Wi-Fi mais nítido entre as opções de 2.4 GHz e 5 GHz.

O Google Wifi é um sistema Wi-Fi de malha doméstica que substitui o seu router tradicional e fornece uma cobertura Wi-Fi fiável e sem interrupções em toda a casa. Continua a ser necessário ter um fornecedor de serviços de Internet (ISP) e um modem para se ligar à Internet.

O que é necessário para utilizar o Google Wifi

  • Um modem;
  • Serviço de Internet;
  • Uma Conta Google;
  • Um dos seguintes dispositivos móveis:

Um celular Android comAndroid 6.0 ou posterior
Um tablet Android com Android 6.0 ou posterior
Um iPhone ou um iPad com iOS 12.0 ou posterior
A versão mais recente da app Google Home para Android ou iOS

Google WiFi chega ao Brasil
Configuração do Google Wifi é feita por meio de aplicativo — Foto: Divulgação/Google

O Google Wifi traz um processo de instalação relativamente simples. É preciso conectar o roteador à energia e ao modem de Internet via cabo de rede e, em seguida, abrir o aplicativo Google Home no celular para seguir os passos.

O app encontra o dispositivo e permite definir nome e senha da rede Wi-Fi. É possível testar a velocidade, visualizar aparelhos conectados à rede, definir uma senha para convidados ou escolher dispositivos que devem receber sinal de forma prioritária.

Há alghuns recursos interessantes para aumentar a segurança. Por exemplo, se uma visita pedir sua senha do wifi. Para isso, existe o recurso “Rede para visitantes” no Google Home. Ele também permite limitar a quais dispositivos, como impressoras, TV e alto-falantes, a pessoa terá acesso.