O próximo KDE Plasma 5.21 traz um gerenciador de impressão digital nativo. Recentemente, o GNOME adicionou um gerenciador de impressão digital nas configurações como parte do GNOME 3.38.
Quase todas as principais marcas de notebooks, como Dell e Lenovo, adicionam um leitor de impressão digital integrado para um login rápido com impressão digital.
KDE Plasma 5.21 traz gerenciador de impressão digital nativo
O gerenciador de impressão digital nativo do KDE Plasma é capaz de registrar vários dedos com nomes. A usabilidade é semelhante a todos os outros sistemas operacionais; portanto, você não precisa aprender o recurso.
Além disso, ele oferece uma representação visual de sua impressão digital enquanto ela é registrada. Você pode adicionar e limpar todas as impressões digitais com as opções fornecidas. Veja a demonstração abaixo.
O recurso também deve ser adicionado em diálogos baseados em KAuth e PolKit. E, claro, na tela de bloqueio e tela de login. O recurso ainda não foi mesclado com o KDE Plasma 5.21 (master branch). Se tudo correr bem com o teste, espera-se que seja adicionado nas próximas semanas.
Lembre-se de que isso não garante que seu dispositivo de leitura de impressão digital funcione sem um driver adequado. No momento, não há suporte para muitos drivers de dispositivos de impressão digital no kernel Linux.
Portanto, sem um driver adequado, esse recurso não funcionará. Muitos laptops de marca com dispositivos de impressão digital integrados ainda não funcionam no kernel Linux 5.4.
No caso de você ter a sorte de ter o driver de impressão digital funcionando em um laptop no Linux, você pode aproveitar o KDE Plasma 5.21 sem senha.
O KDE Plasma 5.21 será lançado em 9 de fevereiro de 2021. Há muitos novos recursos que o KDE Plasma 5.21 está adicionando para os usuários. Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.
Debug Point
KDE anuncia PinePhone KDE Community Edition com Plasma Mobile
KDE Frameworks 5.76 lançado com melhorias para Plasma Desktop e aplicativos