Kernel Linux começa a se preparar para o suporte à decodificação AV1

AOM AV1 3.6 traz mais otimizações de desempenho e eficiência
av1

O número de plataformas de hardware fornecendo codificação AV1 acelerada ainda é bastante limitado por agora, mas com mais hardware chegando ao mercado com suporte para codificação e decodificação deste codec de vídeo livre de royalties, o subsistema de mídia do kernel do Linux está se preparando.

Uma série de patches de “solicitação de comentários” foi enviada na terça-feira por Daniel Almeida da Collabora para implementar a API de espaço do usuário AV1 sem estado para o kernel Linux dentro do subsistema de mídia.

O uAPI do AV1 é modelado em torno do design e das necessidades da especificação AOMedia AV1 e é de um design sem estado conforme o subsistema de mídia está se movendo.

Kernel Linux começa a se preparar para o suporte à decodificação AV1

Com esta série de patch também é “VIVPU” como um driver virtual para mostrar a API do espaço do usuário. O VIVPU não tenta nenhuma decodificação e codificação real, mas apenas implementa a API do espaço do usuário para fins de teste. Collabora também trabalhou em um decodificador GStreamer com este driver virtual.

O patch do driver VIVPU observa:

Uma implementação de espaço do usuário pode usar vivpu para executar um loop de decodificação mesmo quando nenhum hardware está disponível ou quando o uAPI do kernel para o codec ainda não foi atualizado. Isso pode revelar bugs em um estágio inicial. Também o torna possível trabalhar no kernel uAPI para um codec e uma implementação de espaço de usuário correspondente ao mesmo tempo.

Veja esta série de patch para quem estiver interessado ??no trabalho do subsistema de mídia Linux em torno da decodificação AV1 sem estado.

Btrfs definido como suporte para montagens IDMAPPED no Linux 5.15

O kernel Linux foi recebeu no início deste ano com o Linux 5.12 as montagens IDMAPPED que permitem montagens diferentes para expor o mesmo arquivo ou diretório com propriedade diferente. As montagens IDMAPPED foram projetadas com casos de uso que variam de contêineres a systemd-homed e muito mais, conforme descrito no artigo anterior. O Btrfs agora está pronto para começar a oferecer suporte a montagens IDMAPPED.

Na época em que a funcionalidade de montagens IDMAPPED foi adicionada ao kernel Linux, a implementação inicial veio para FAT e EXT4. O suporte XFS também está em andamento, enquanto para o Linux 5.15 o suporte Btrfs parece estar pronto.

Após uma série de patches enfileirados na árvore de desenvolvimento do kernel Btrfs, montagens IDMAPPED agora são permitidas. Com várias alterações de Btrfs por Christian Brauner da Canonical, o suporte de montagens IDMAPPED está pronto.

Kernel Linux começa a se preparar para o suporte à decodificação AV1

Com o código agora sendo enfileirado no código Git “for-next” do Btrfs, ele o torna material para a próxima janela de mesclagem do Linux 5.15.

Mais detalhes sobre a funcionalidade de montagens IDMAPPED podem ser encontrados na apresentação FOSDEM 2021 de Christian Brauner.