Lançada distribuição Porteus 5.0-rc2 baseada em Slackware

Lançada distribuição Porteus 5.0-rc2 baseada em Slackware

A equipe da distribuição Porteus Linux anunciou o segundo release candidate (RC-2) para sua próxima versão 5.0. Para quem não sabe, o Porteus é baseado em uma das distros Linux mais antigas, o Slackware.

O objetivo do Porteus é fornecer um sistema operacional portátil, rápido e leve que você possa inicializar diretamente em menos de 15 segundos (no caso do desktop LXDE) a partir de um CD, unidade flash USB, disco rígido ou outra mídia de armazenamento inicializável.

Lançada distribuição Porteus 5.0-rc2 baseada em Slackware

A princípio, a distribuição Porteus 5.0-rc2 está disponível em sete variantes: Cinnamon, KDE, LXDE, LXQT, MATE, Openbox e Xfce. Substituindo o kit de ferramentas de widget gtk+2, o Porteus 5.0 agora inclui gtk+3 em seus módulos base 002-xorg. No entanto, alguns ambientes de desktop ainda incluem gtk+2, como Openbox, LXDE e Xfce.

Lançada distribuição Porteus 5.0-rc2 baseada em Slackware
Para quem não sabe, o Porteus é baseado em uma das distros Linux mais antigas, o Slackware.

Além disso, ele vem com kernel Linux 5.4.57, suporte para o sistema de arquivos exFAT da Microsoft e suporte para outros hardwares, como AMD Radeon Navi 12, GPUs AMD Radeon Arcturus e AMD Dali APU.

Ainda mais, o novo módulo base 002-xtra agora contém pacotes de multimídia personalizados como ffmpeg e mpv.

Para agilizar o processo de inicialização, o Porteus reconstruiu o esquema initrd.xz com um novo pacote de software busybox e programa linuxrc melhorado. Além disso, ele adicionou suporte experimental para array RAID.

Entre outras pequenas mudanças, ele removeu sua ferramenta de instalação USB quebrada e o gerenciador de pacotes USM sem nenhuma substituição até agora.

Por fim, se você quiser testá-lo agora, baixe a imagem ISO de qualquer sabor (menos de 400 MB):