Liberada nova versão do Pale Moon

Pale Moon 28.9.0 chega com alguns novos recursos e muitas correções
pale moon

O lançamento da nova versão do navegador Pale Moon 28.8 acaba de acontecer. Este é um navegador da Web que se baseia em uma ramificação do código dor popular Firefox. A promessa é oferecer maior desempenho, manter a interface clássica, minimizar o consumo de memória e fornecer opções adicionais de configuração. Portanto, foi liberada nova versão do Pale Moon.

O projeto segue a organização clássica da interface, sem uma transição para a Australis integrada no Firefox 29 e com o fornecimento de amplos recursos de personalização.

Liberada nova versão do Pale Moon

Entre os componentes removidos estão DRM, Social API, WebRTC, visualizador de PDF, ?rash Reporter, código para coletar estatísticas, ferramentas para controle dos pais e pessoas com deficiência.

Comparado ao Firefox, o navegador mantém a compatibilidade com a tecnologia XUL e a capacidade de usar temas leves e completos. O Pale Moon é baseado na plataforma UXP (plataforma XUL unificada), na qual os componentes Firefox do repositório Mozilla Central são removidos, retirados dos links do código Rust e o projeto Quantum não está incluído.

O que há de novo no Pale Moon 28.8?

Liberada nova versão do Pale Moon

Nesta nova edição do Pale Moon, os desenvolvedores trabalharam para adicionar suporte às opções do sistema operacional Solaris, como o Illumos.

Enquanto na parte das melhorias para navegação na web, nas tabelas, a propriedade CSS “position: sticky” é implementada para definir a posição das tabelas independentemente do deslocamento, juntamente com uma representação aprimorada da grade CSS, além de adicionar o suporte básico aos módulos JavaScript e os métodos Promise.prototype.finally () e String.prototype.matchAll também são implementados, assim como o suporte a expressões regulares (suporte para análise na direção oposta e no indicador).

 

Para a parte dos componentes internos do navegador foram incluídas as versões atualizadas do Cairo, SQLite 3.30.1, Brotli 1.0.7, woff2 1.0.2, OpenType Sanitizer 8.0.0.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do Pale Moon 28.8 é que a fonte interna atualizada do Emoji “twemoji” foi atualizada para a versão 0.5.0.

Das outras mudanças destacadas no anúncio desta nova versão, podemos encontrar:

  • Para compactar os pacotes fornecidos, 7z/xz é usado em vez do zip/bz2.
  • Uma configuração foi adicionada para desativar a solicitação de confirmação de autenticação (para proteger contra ataques de negação de serviço através de loops de diálogo).
  • Por padrão, o suporte ao link de chave pública (HPKP, Fixação de Chave Pública HTTP) está desativado.

Como instalar o navegador Pale Moon 28.8 no Ubuntu e derivados?

Para aqueles que desejam instalar esse navegador na distribuição, eles precisam abrir apenas um terminal no sistema e digitar qualquer um dos seguintes comandos.

O navegador possui repositórios para cada versão do Ubuntu que ainda possui suporte atual. Portanto, para os usuários da versão mais recente do Ubuntu 19.04 Disco Dingo, abra um terminal (Ctrl + Alt + T) e nele digite o seguinte:

sudo sh -c “echo ‘deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/stevenpusser/xUbuntu_19.04/ /’ > /etc/apt/sources.list.d/home:stevenpusser.list”
wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/home:stevenpusser/xUbuntu_19.04/Release.key -O Release.key
sudo apt-key add – < Release.key
sudo apt-get update
sudo apt-get install palemoon

Enquanto para os usuários que ainda estão na versão 18.10 do Ubuntu, os comandos que eles terão que executar são os seguintes:

sudo sh -c “echo ‘deb
http://download.opensuse.org/repositories/home:/stevenpusser/xUbuntu_18.10/
/’ &amp;gt; /etc/apt/sources.list.d/home:stevenpusser.list”
wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/home:stevenpusser/xUbuntu_18.10/Release.key -O Release.key
sudo apt-key add – < Release.key
sudo apt-get update
sudo apt-get install palemoon

Agora, para usuários que estão na versão Ubuntu 18.04 LTS, execute o seguinte:

sudo sh -c “echo ‘deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/stevenpusser/xUbuntu_18.04/ /’ &amp;gt; /etc/apt/sources.list.d/home:stevenpusser.list”
wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/home:stevenpusser/xUbuntu_18.04/Release.key -O Release.key
sudo apt-key add – < Release.key
sudo apt-get update
sudo apt-get install palemoon

Finalmente, para quem é usuário do Ubuntu 16.04 LTS, eles executam os seguintes comandos no terminal:

sudo sh -c “echo ‘deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/stevenpusser/xUbuntu_16.04/ /’ &amp;gt; /etc/apt/sources.list.d/home:stevenpusser.list”
wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/home:stevenpusser/xUbuntu_16.04/Release.key -O Release.key
sudo apt-key add – < Release.key
sudo apt-get update
sudo apt-get install palemoon

E pronto, você pode começar a usar este navegador.

Fonte: Ubunlog

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile