The Document Foudations acaba de divulgar que o LibreOffice 6.3 beta está pronto para testes. A suíte de programas de escritório está disponível para GNU/Linux, macOS e Windows. Além disso, a versão não terá suporte a distribuições Linux de 32 bits.
A terceira grande edição da série 6 do LibreOffice, o LibreOffice 6.3, está chegando com outra leva de melhorias de desempenho. Além disso, haverá novos recursos e aprimoramentos legais. O desenvolvimento no LibreOffice 6.3 começou em novembro passado. Portanto, a primeira versão beta está agora pronta para testes públicos para Linux, macOS e Windows .
O LibreOffice 6.3 final será lançado em meados de agosto de 2019, sendo o LibreOffice 6.3 Beta 1 o segundo pré-lançamento desde o desenvolvimento da versão 6.3 iniciada em meados de novembro de 2018, diz o anúncio. Desde o LibreOffice 6.3 Alpha 1, 683 commits foram submetidos ao repositório de código e 141 bugs foram definidos como FIXED no Bugzilla.
O LibreOffice 6.3 não suporta mais as distribuições GNU/Linux de 32 bits
Além de todas as melhorias e novos recursos, o LibreOffice 6.3 vem com uma mudança importante para os usuários do Linux. Essa mudança diz respeito à remoção do suporte para distribuições GNU/Linux de 32 bits. O que isto significa é que não haverá binários de 32 bits do LibreOffice 6.3 disponíveis para download. Portanto, teremos apenas binários de 64 bits para distribuições Linux de 64 bits.
No entanto, de acordo com The Document Foundation, isso não significa que a compatibilidade com Linux de 32 bits será removida. Assim, se você já tiver o LibreOffice instalado em seu sistema operacional Linux de 32 bits, ainda receberá atualizações para essa versão. Porém, você não poderá atualizar para o LibreOffice 6.3, que chega no início de agosto de 2019.
LibreOffice 6.3 beta está pronto para testes e deve ser lançado em agosto
Até lá, o ciclo de desenvolvimento do LibreOffice 6.3 continuará com uma segunda versão beta no final de junho. Da mesma forma, haverá três versões Release Candidate até julho. A série de conjuntos de escritório do LibreOffice 6.3 receberá um total de seis atualizações de manutenção. Esta nova versão a ser lançada chegará ao fim de vida útil no próximo ano. Mais precisamente, em 29 de maio de 2020.