A Microsoft acaba de redefinir o cronograma de recursos a serem implementados em seu novo navegador Edge Chromium. O browser já está presente em sistema Windows e Mac mas continuava sem qualquer previsão de lançamento para Linux. Porém, uma publicação da própria Microsoft do último dia 11 prevê que o Microsoft Edge para Linux deve estrear em três semanas. Pelo menos de acordo com o que está planejado e foi divulgado em uma espécie de tabela que você vê um trecho abaixo:
Da mesma forma, vários outros recursos já possuem uma data provável de entrega. E um dos primeiros novos recursos a chegar, começando com os testadores Canary, será a sincronização de extensões.
Ainda são listados como “planejados”, sem data específica de lançamento:
- a disponibilidade do Edge no Linux;
- suporte para leitura em voz alta de arquivos PDF;
- a opção de manter cookies específicos ao optar por limpar os dados de navegação;
- e uma opção para adicionar um botão de compartilhamento à barra de ferramentas, entre outros.
Microsoft atualiza previsões para o novo Edge: versão para Linux ainda sem data definida
No final da semana passada, a Microsoft começou a lançar a sincronização de extensões para testadores que executam o canal Canary do novo Edge. A sincronização de extensões permitirá que os usuários evitem configurar suas extensões várias vezes ao usar o Chredge em diferentes dispositivos. Esse recurso não precisará de um sinalizador ou opção para ativá-lo. Em vez disso, está sendo implementado gradualmente, iniciando com um grupo de usuários do Chredge Canary.
De acordo com o roteiro atualizado do Microsoft, o Chredge, a sincronização de extensões de navegador instaladas entre dispositivos está na lista da equipe há 14 semanas e está prevista para chegar ainda em fevereiro.
A ativação da navegação de arquivos PDF por meio de um índice é listada como “Em revisão”. E a capacidade de trazer o recurso de visualização da guia da versão atual do Edge agora está em fase de discussão.
Outros recursos listados como “planejado para fevereiro” incluem:
- correções para problemas de sincronização de Favoritos (incluindo a sincronização não está funcionando, os favoritos excluídos reaparecem e os favoritos são duplicados);
- uma opção para definir uma foto personalizada como a foto de fundo da nova página da guia;
- e melhor manipulação de links quando houver mais de um perfil.
Da mesma forma, o roteiro atualizado lista a sincronização do histórico de navegação entre dispositivos como “planejado para o verão”. Portanto, o Microsoft Edge para Linux deve estrear em março.