Conforme já relatamos algumas vezes aqui, a Mozilla teve um ano de 2020 bastante complicado, não apenas por causa da pandemia. Foi um ano de muitas perdas e descontinuação de projetos importantes, inclusive com a dispensa de pessoal. Nessa onda, toda a equipe de escritores da Mozilla Developer Network (MDN) acabou. Sendo assim, a Mozilla anuncia “Open Web Docs” após as dispensas do ano passado.
Esse foi um golpe particularmente triste, considerando o quão valiosa a documentação do MDN é para os desenvolvedores da web. Ele é, portanto, um recurso muito útil. No entanto, a Mozilla anuncia um novo projeto que recebe o nome de Open Web Docs, aparentemente procurando que a comunidade assuma o controle.
Mozilla anuncia “Open Web Docs” após as dispensas do ano passado
Após essas demissões traumáticas no ano passado, eles expuseram toda a documentação da Mozilla Developer Network para o GitHub. Agora eles estão anunciando a organização Open Web Docs.
O Open Web Docs (OWD) é um coletivo aberto. Foi criado em colaboração entre várias organizações parceiras importantes do MDN. Objetivo é garantir a integridade de longo prazo da documentação da plataforma da web aberta em recursos padrão como o MDN Web Docs. Isso independentemente de qualquer fornecedor ou organização. Ele fará isso coletando fundos para financiar a equipe de redatores e ajudando a gerenciar as comunidades e processos que atenderão às necessidades de documentação presentes e futuras, conforme informações oficiais de Chris Mills no blog Mozilla Hacks.
Além disso, Google, Microsoft e Coil financiam o Open Web Docs. A Mozilla atuará como membro do comitê diretor do Open Web Docs.
Mais detalhes sobre o Open Web Docs em OpenCollective.com.
Mozilla Firefox 85.0 agora disponível
Depois de disponibilizar os arquivos ainda ontem (25/01) a Mozilla anuncia oficialmente a chegada do Firefox 85 hoje.
O Firefox 85.0 vem com melhorias de privacidade, como particionamento de rede, o gerenciador de senhas agora pode remover mais facilmente todos os logins salvos e o suporte para Adobe Flash acabou.
Por outro lado, existem também várias melhorias para desenvolvedores no Firefox 85. Assim, podemos citar rel = “preload” com suporte em tags de link. Além disso, o CSS: a pseudo classe de foco visível teve ativação e muito mais.