Você compraria um telefone celular da Notkia? Bem, por enquanto, nem há como, pois tudo não passa de um projeto. Além disso, ele vem sofrendo grandes resistências da fabricante Nokia, cujo nome parece ter inspirado. A ideia, na verdade, seria fazer um novo telefone nos mesmos moldes do Nokia clássico. No entanto, a Nokia barra projeto que usava nome parecido para um smartphone de código aberto rodando Linux.
O nome do projeto era originalmente “Notkia”, que a Nokia considera semelhante, e potencialmente afetando a reputação de sua marca e violação dos direitos da Nokia.
Embora não haja problema em proteger seus negócios, o que há com essas empresas enviando avisos de infração para projetos que nem são uma ameaça para eles em seu estado atual?
Notkia: desenvolvendo um telefone Linux de bolso
Graças ao aviso da Nokia, ficamos sabendo de um esforço colaborativo interessante para desenvolver um pequeno telefone Linux para uso básico, mantendo a privacidade em mente. Eles pretendem projetar um PCB que se encaixe exatamente no shell de telefone clássico da Nokia.
A partir de agora, eles têm uma quantidade razoável de coisas trabalhando com o hardware que inclui Bluetooth e Wi-Fi.
Não é um sistema operacional baseado em Android, mas depende do Mainline Linux Kernel. Você pode saber mais sobre o projeto e as especificações do telefone planejado em seu post oficial no blog.
O projeto está aguardando a captação de recursos e disponibilizará os primeiros protótipos para serem adquiridos separadamente.
Nokia barra projeto que usava nome parecido para um smartphone de código aberto rodando Linux
Bem, o projeto afirma claramente que eles foram inspirados pelos telefones clássicos da Nokia e não tentam enganar nenhum de seus colaboradores e clientes em potencial.
O criador do projeto compartilhou o e-mail da Nokia no Twitter, mencionando que a Nokia deveria ser mais sensível antes de enviar tais avisos para projetos que são liderados com interesses da comunidade. Além disso, eles confirmaram que o projeto mudará de nome.
É claro que, como um projeto de código aberto, não deve preocupar a Nokia, a menos que eles comecem a vender seus protótipos/telefones enquanto usam a marca Nokia.
Porém, em seu estado atual, este é mais um projeto de paixão e um esforço colaborativo de uma comunidade de entusiastas de código aberto. Então, parece um pouco exagerado enviar um aviso a eles por infringir os direitos da Nokia.
Claro, isso não é surpreendente para as empresas, mas para a Nokia, parece um pouco excessivamente cauteloso e anticompetitivo.
Especialmente, quando é seguro dizer que a empresa não está indo tão bem quanto você esperaria com seus últimos lançamentos de smartphones.
Curiosamente, há também uma empresa de TI com o nome “Notkia”, conforme descoberto por um colega usuário do Twitter. Eles também receberam um aviso da Nokia?