O machine learning e a inteligência artificial (IA) são assuntos complexos e, embora você possa vê-los sendo mencionados todos os dias, pode não necessariamente entender como eles funcionam. Dessa forma, preste bastante atenção nesse artigo que mostra como o Google atualizou o Teachable Machine para te ajudar a trabalhar com estas coisas.
Há dois anos, o Google lançou um site chamado Teachable Machine, que permite treinar um modelo simples usando a câmera sem nenhum código. Agora, a empresa está lançando uma versão atualizada para que você possa treinar modelos mais avançados.
Google atualizou o Teachable Machine
A versão anterior permitia que você treinasse três aulas através de sua câmera. O novo modelo, além de permitir mais de três classes, também permite usar imagens, clipes de áudio, dados de pose ou seu próprio conjunto de dados para o treinamento.
Aqui estão alguns dos recursos mais destacados do Teachable Machine atualizado:
- Exercite suas habilidades com um modelo em dados de imagem;
- Treine um modelo em dados de áudio;
- Treine um modelo em dados de pose;
- Carregue seus próprios conjuntos de dados para treinar modelos;
- Treine mais de 3 aulas por modelo;
- Desative classes;
- Salve seu modelo TensorFlow.js;
- Faça o download do seu modelo;
- Implante seu modelo para usar em seu próprio projeto (sites, aplicativos, máquinas físicas etc).
O Google disse que algumas pessoas já construíram alguns projetos interessantes usando o Teachable Machine. Por exemplo, o especialista em tecnologia Steve Sailing criou uma ferramenta de comunicação para pessoas com imparcialidade na fala.
Enquanto isso, Yining Shi, professora do Programa Interativo de Telecomunicações da Universidade de Nova York, e seus alunos, construíram um modelo de jogo treinado para se mover usando diferentes gestos.
At ITP @yining_shi's students graciously tried #TeachableMachine beta & they made some awesome projects! This one by Dylan Dawkins is sweet, he trained a model to navigate a character in Unity WebGL using his ??s.
Full project: https://t.co/07JK5LRVpZhttps://t.co/wZn7ePFCPp
— Irene Alvarado (@ire_alva) May 22, 2019
Privacidade e facilidade
A empresa disse que você não precisa se preocupar com seus dados, pois todo o processo ocorre localmente em sua máquina. Além disso, como o modelo é desenvolvido pela popular biblioteca de machine learning de código aberto do Google, o Tensorflow, você pode conectá-lo facilmente a aplicativos ou sites.
Isso é bastante útil para iniciantes, que nunca codificaram para aplicações de machine learning. Provavelmente, você pode criar um assistente de IA personalizado ou um aplicativo de classificação se souber um pouco de programação. E mesmo que você não saiba, essa é uma maneira divertida de aprender sobre uma das tendências mais quentes da tecnologia.
Você pode conferir a versão atualizada do Teachable Machine aqui.
Neste artigo, você viu que o Google atualizou o Teachable Machine para que você possa treinar uma IA sem código.
Fonte: The Next Web
Leia também:
O Google usará Inteligência Artificial para otimizar a frequência com que os usuários veem anúncios