No ano passado, o Google introduziu uma mudança pequena, mas significativa, na maneira como apresentava resultados de pesquisa no celular: ele começou a exibir favicons. Em teoria, isso tornaria mais fácil distinguir visualmente sites confiáveis de sites e anúncios duvidosos. Mas quando a empresa começou a implementar uma mudança semelhante em seu site de desktop este ano, as pessoas não ficaram felizes. Agora, parece que o Google está mudando de opinião e trouxe de volta os anúncios mais sorrateiros.
Anúncios mais sorrateiros do Google
Onde os anúncios costumavam ser destacados em verde na parte superior dos resultados de pesquisa, a alteração fez com que eles ficassem diferenciados apenas por um pequeno ícone com a palavra “Anúncio”. É fácil confundir um anúncio com outra coisa ao percorrer os resultados de pesquisa. Conforme observado por Alex Hern, do Guardian, o SearchEngineLand apresenta uma grande sinopse das mudanças que o Google implementou ao longo dos anos.
https://twitter.com/alexhern/status/1220270685110579201
É bastante claro que a empresa lenta e seguramente tornou seus anúncios mais sorrateiros. Além disso, a aposta parece estar valendo a pena com melhorias iniciais no tráfego de anúncios. Mas, após a reação inicial, o Google diz que está experimentando várias maneiras de exibir resultados de pesquisa.
Last week we updated the look of Search on desktop to mirror what’s been on mobile for months. We’ve heard your feedback about the update. We always want to make Search better, so we’re going to experiment with new placements for favicons….
— Google SearchLiaison (@searchliaison) January 24, 2020
Como o site The Verge aponta, um desses testes envolve a remoção completa dos favicons, tornando os resultados da Pesquisa do Google apenas uma coleção simples de links azuis novamente.
Fonte: The Next Web
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