O Jogo Metro Exodus está chegando no Linux, ele é um jogo de tiro em primeira pessoa épico da 4A Games que combina combate mortal e furtividade com horror de exploração e sobrevivência em um dos mundos mais imersivos já criados.
Já que não é mais exclusividade da Epic Games pois em outubro de 2018, um usuário do Steam (através das páginas da Comunidade) perguntou se uma versão do Linux estava sendo planejada para o Metro Exodus, já que o Metro 2033 Redux e o Metro Last Light receberam portabilidade nativa para Linux.
Um representante da Deep Silver finalmente respondeu ao tópico dizendo:
Estamos trabalhando nisso. Mais novidades em breve.
Parece que a Deep Silver e a desenvolvedora 4A Games estão trabalhando para trazer o shooter pós-apocalíptico para o Linux.
O jogo Metro Exodus está chegando no Linux
Enquanto muitos jogadores de Linux apreciam a disponibilidade de uma versão nativa, o Metro Exodus já roda no Linux graças ao Proton, uma colaboração entre a CodeWeavers e a Valve.
O Proton é uma camada de compatibilidade incorporada ao cliente Steam for Linux que permite que literalmente milhares de jogos exclusivos do Windows sejam instalados e jogados da mesma maneira que o cliente Steam for Windows. Sem mexer no Wine, sem ajustes no terminal.
O ProtonDB.com é uma ferramenta fantástica para ver quais jogos na sua biblioteca Steam for Windows serão executados no Linux. O Lutris.net é outro ótimo recurso para a execução de jogos somente para Windows que existem em plataformas não-Steam, como Epic Games, Blizzard e Origin.
Vídeo Metro Exodus
Fonte: Forbes