OpenSSL 3.1 tem otimizações de desempenho e AVX-512

OpenSSL 3.2 lançado com QUIC cliente e padrão de nível 2 de segurança SSL/TLS

O OpenSSL 3.1 foi lançado como a nova versão estável dessa biblioteca criptográfica amplamente usada. Há uma série de otimizações de desempenho para aproveitar com o OpenSSL 3.1, incluindo alguns ajustes AVX-512 adicionais. Então, o OpenSSL 3.1 acaba de ser lançado e tem otimizações de desempenho e AVX-512.

O anúncio oficial do lançamento do OpenSSL 3.1 observa que o provedor FIPS (Federal Information Processing Standards) foi atualizado para conformidade com o FIPS 140-3 e também menciona “várias melhorias de desempenho”.

OpenSSL 3.1 tem otimizações de desempenho e AVX-512

Na frente de desempenho, houve trabalho para reduzir bloqueio excessivo, trabalho de desempenho nas estruturas de codificador e decodificador, otimizando estruturas de dados internos e cache e “várias otimizações de montador para vários algoritmos diferentes (por exemplo, AES-GCM, ChaCha20, SM3, SM4, SM4-GCM) em várias arquiteturas de processador.”

Ao vasculhar as CHANGES no Git, há alguns itens do AVX-512 que valem a pena mencionar também:

  • AES-GCM habilitado com AVX512 vAES e vPCLMULQDQ.
  • Exponenciação modular paralela dual-prime de 1536/2048 bits para processadores compatíveis com AVX512_IFMA.

Isso é uma boa notícia para os processadores Intel Xeon Scalable (os engenheiros da Intel trabalharam em algumas das contribuições do AVX-512), bem como para os novos processadores AMD Zen 4 com AVX-512 da série Ryzen 7000 até a série EPYC 9004.

ASUS revela Tinker V como sua primeira placa RISC-V

OpenSSL 3.1 tem otimizações de desempenho e AVX-512

Por mais de meia década, a ASUS tem vendido os dispositivos Thinker Board como sua linha de alternativas ao Raspberry Pi. Até o momento, os computadores de placa única ASUS Tinker Board foram todos baseados em Arm, enquanto agora eles lançaram sua primeira placa RISC-V, a Tinker V.

O ASUS Tinker V é o primeiro computador de placa única RISC-V e destinado à IoT industrial (Internet das Coisas) comunidade de desenvolvedores. O ASUS Tinker V está configurado para executar oficialmente Debian Linux e Yocto, enquanto certamente com o tempo mais distribuições Linux serão suportadas.

ASUS Tinker V.

O ASUS Tinker V começará a amostragem no segundo trimestre, mas ainda sem preços informados. Também será muito lento, portanto, defina suas expectativas adequadamente: ele é alimentado por um processador RISC-V de núcleo único de 1 GHz. O ASUS Tinker V usa um Renesas RZ/Five com um processador AndesCore AX45MP single-core de 1,0 GHz.

O Tinker V possui 1 GB de memória de sistema DDR4 e um eMMC de 16 GB opcional e slot micro SD. Existem duas portas Gigabit LAN, dois conectores de barramento CAN, duas portas RS-232 COM, cabeçalho GPIO de 20 pinos e outras conectividades. Mas por ser focado em IoT, não há suporte para exibição.

Os interessados ??em aprender mais sobre o ASUS Tinker V podem fazê-lo em tinker-board.asus.com.