Lançado agora como o sucessor do grande lançamento do OpenZFS 2.0 de novembro passado, acaba de chegar o OpenZFS 2.1 como um lançamento que vale a pena experimentar. Assim, o OpenZFS 2.1 apresenta o Distributed Spare RAID (dRAID) que permite a criação de pools usando uma variante distribuída de RAIDZ para resilver mais rápidos usando hot spares integrados. A implementação do dRAID permite que a redundância total seja restaurada em uma “fração do tempo” normalmente necessário ao realizar uma substituição completa do disco. O OpenZFS é o gerenciador de volume e sistema de arquivos avançado e gratuito para sistemas Linux e FreeBSD.
Em relação ao desempenho, o OpenZFS 2.1 agora escalona threads de trabalho com contagens de núcleo, melhor manuseio durante E/S interativa, pré-busca otimizada para atividades paralelas, tempos de importação de pool mais baixos, fragmentação reduzida de blocos ZIL, melhor gerenciamento de memória e o módulo do kernel até carregará mais rápido.
Esse controle refinado facilita a criação de pools portáteis e a manutenção da compatibilidade de pools entre as versões do OpenZFS e entre plataformas, explicaram os desenvolvedores.
OpenZFS 2.1 adiciona suporte para Linux 5.13 e InfluxDB
Também empolgante com o OpenZFS 2.1 é uma nova propriedade de compatibilidade para permitir que os administradores especifiquem o conjunto de recursos que podem ser habilitados no pool, o que pode ajudar a garantir a compatibilidade entre as versões do OpenZFS e a cobertura da plataforma.
O OpenZFS 2.1.0 é complementado pelo suporte do InfluxDB para estatísticas de pool, várias novas opções e melhorias de subcomando, páginas de manual aprimoradas, suporte para memória e conexão automática de CPU e muito mais.
O OpenZFS 2.1 oferece suporte à execução no Linux 3.10 até os kernels 5.13 recém-lançados. No front do FreeBSD, ele funciona com o FreeBSD 12.2-RELEASE ou mais recente. Isso significa que você pode usar o sistema de arquivos ZFS em uma distribuição GNU/Linux com kernel Linux 5.13. No momento, o OpenZFS é compatível com os kernels Linux 3.10 a 5.13.O suporte macOS OpenZFS para mainline ainda está em obras.
O OpenZFS 2.1 pode ser baixado do GitHub.
Outras mudanças
Além disso, a opção acltype=posixacl
foi renomeada para acltype=posix
e agora há um codinome para compatibilidade com versões anteriores. Além disso, o OpenZFS apresenta validação ABI automatizada para interfaces de bibliotecas públicas e páginas de manual mais modernas.
Sob o capô, há muitas mudanças para melhorar o desempenho de E/S interativa, gerenciamento de memória, tempo de carregamento de módulo e escalabilidade, bem como para reduzir a fragmentação de blocos ZIL e tempo de importação de pool e para otimizar a pré-busca para paralelo cargas de trabalho.
Algumas alterações também foram feitas nos comandos zpool
e zfs
, portanto, verifique o changelog completo na página GitHub do projeto para obter mais detalhes. Você pode baixar o OpenZFS 2.1 agora para sua distro favorita do site oficial.