O gerenciador de arquivos de plataforma cruzada e de código aberto PeaZip 8.3 agora está disponível para download para as plataformas GNU/Linux, macOS e Windows com vários novos recursos e melhorias para usuários do Linux. O PeaZip 8.3 vem com muitas novidades para usuários do Linux que desejam usar um gerenciador de arquivos poderoso, começando com a capacidade de personalizar o comprimento máximo dos scripts de comando gerados pelo aplicativo de 32 KB a 2 MB em Opções> Configurações> Geral, Apresentações. Portanto, o PeaZip 8.3 Open-Source Archive Manager melhora integração com Xfce.
Ele também melhora a conformidade com as especificações do Open Desktop salvando arquivos de configuração no diretório $ XDG_CONFIG_HOME/peazip se a variável $XDG_CONFIG_HOME
for definida (caso contrário, a configuração é salva em $ HOME/.config/peazip). Os usuários podem importar configurações copiando o conteúdo do diretório $ HOME/.PeaZip para o novo local.
Também há boas notícias para os usuários do ambiente de desktop Xfce, já que o PeaZip 8.3 oferece melhor integração com o Xfce, melhorando automaticamente como as alternativas de aplicativos Xfce estão sendo configuradas no menu de contexto do botão direito do mouse “Abrir com”. Isso se aplica a aplicativos como o navegador Midori, editor de texto Mousepad, reprodutor de vídeo Parole e visualizador de imagens Ristretto.
PeaZip 8.3 Open-Source Archive Manager melhora integração com Xfce
Também para usuários de Linux, o PeaZip 8.3 adiciona atalhos para as montagens /media, /run/media e /mnt na árvore de navegação, no grupo de sistema de arquivos, corrige alguns problemas de tema com GTK + 2, melhora o manuseio de arquivos ZIP e melhora o Instaladores DEB e RPM para distribuições baseadas em Ubuntu ou Debian e Red Hat/Fedora, fornecendo melhor conformidade com o Filesystem Hierarchy Standard, separando recursos específicos de arquitetura e não-arquitetura.
Além disso, a versão PeaZip 8.3 adiciona opções de compactação Deflate e Deflate64 ao formato de arquivo 7z, melhora as funções -ext2here
, -ext2folder
(-alias -ext2smart
) e -ext2newfolder
com novas opções de linha de comando, como ignorar -i
a exclusão do arquivo original após a extração, -o
para saída do diretório e -p
para senha.
Com esta atualização, a estrutura de arquivos internos foi refatorada para facilitar a portabilidade do PeaZip para vários sistemas operacionais e arquiteturas com requisitos específicos para sua estrutura hierárquica, separando claramente os arquivos binários e dependentes de arquitetura de outros recursos.
Mais novidades
Outro recurso interessante nesta versão é a capacidade de personalizar a lista de algoritmos preferidos para calcular a soma de verificação e hashes do arquivo. Além disso, o PeaZip agora permite que os usuários definam a unidade de bytes múltiplos como binária, 1024 (kibibyte IEC), decimal, 1000 (quilobyte IEC) ou nenhuma (tamanho exato do byte).
Claro, vários bugs foram eliminados e os temas foram melhorados com as novas opções de Temperatura de cor e guias de realce para adaptar o aplicativo ao seu ambiente de área de trabalho usando cores mais quentes ou mais frias e para realçar colunas ou linhas contendo guias com cores alternativas.
Você pode baixar o PeaZip 8.3 agora mesmo do site oficial como DEB, RPM ou instaladores universais para ambientes GTK + ou Qt, ou como um Flatpak do Flathub. Para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas nesta atualização, verifique o changelog completo.
Via 9to5linux