RPM ou DEB? Em breve será mais fácil criar pacotes Debian no Fedora

RPM ou DEB? Em breve será mais fácil criar pacotes Debian no Fedora

Um sonho para muitos usuários Linux logo poderá se tornar realidade. Em breve, será mais fácil construir pacotes Debian a partir de um sistema Fedora. Seria a junção/compatibilidade de dois sistemas considerados os mais estáveis? A ver. Porém a promessa é de que em breve será mais fácil criar pacotes Debian no Fedora.

De onde surgiu a ideia?

Enquanto o Fedora está profundamente enraizado em torno dos RPMs, os componentes necessários para construir pacotes binários Debian podem em breve acabar no repositório do Fedora. E o melhor: isso não deve demorar muito. Esses pacotes estão atualmente passando pelo processo de revisão. 

O desenvolvedor Dridi Boukelmoune estava farto da situação atual e começou a melhorar as opções de empacotamento do Debian para o Fedora. O objetivo é facilitar a rotação dos pacotes Debian sem recorrer a VMs ou outros caminhos. Isso pode ser útil em casos de software comercial/interno. Além disso pode ser usado para  outras práticas nas quais você pode precisar criar RPMs e Debs e desejar fazer isso a partir de um único local.

Como já dissemos, o processo deve demorar um pouco pois os pacotes necessários estão sendo revisados ??no momento.

RPM versus DEB?

Dridi começou um thread de lista de discussão RPM em favor do DPKG.

É claro, isso supera um pouco o relançamento do debate RPM versus DEB. Mesmo com a nova funcionalidade, é pouco provável que o Fedora/Red Hat, abra mão dos pacotes RPMs em breve. No entanto, isto estaria mesmo a caminho? Portanto, continuem acompanhando o desenrolar desta história.

Converter um em outro

Existe um programa chamado Alien que faz a conversão. No entanto, alguns usuários têm combatido a falta de determinados pacotes de algumas maneiras. Através do serviço de compilação do OpenSUSE ou usando repositórios comoRPMFusion. Na maior parte, isso ajuda a fechar a lacuna. No entanto, às vezes isso simplesmente não resolve. Portanto, acontece de você ainda precisar de um pacote e não pode encontrá-lo em lugar nenhum.

Claro, você sempre pode encontrar a fonte do programa que deseja instalar e compilá-lo por conta própria. Porém, isso nem sempre é possível, especialmente para programas proprietários. Na maioria das vezes, esses tipos de programas são liberados apenas com pacotes binários, portanto, compilá-los está fora de questão.

Como resolvemos esse problema? Simples. Basta converter os arquivos do pacote para o formato que você precisa usando o Alien. Ele permite que você pegue um pacote de um formato e converta para outro formato. Na maioria das vezes, isso funciona. A maioria dos pacotes é convertida e pode ser instalada sem problemas. Outras vezes, dão erros. Tente isso por sua conta e risco.

Antes de começarmos, você precisará do Alien. Verifique o repositório da sua distribuição. Pode estar lá. Se não, pegue aqui. Você precisará procurar o pacote específico para o seu sistema operacional.

Depois de baixá-lo, instale-o e abra uma janela de terminal.

Encontre o pacote Deb que você deseja converter e baixe para o seu PC. Depois de baixá-lo, volte ao terminal que você abriu anteriormente. Então, basta digitar o comando abaixo.

Depois de executar o comando, se for bem-sucedido, seu novo arquivo RPM será criado e, depois disso, você poderá levá-lo e instalá-lo em seu sistema. Ele estará localizado exatamente no mesmo lugar que o arquivo DEB. O arquivo RPM também terá o mesmo nome.

Instalação do Alien via Terminal

No Fedora
yum update && yum install alien
No Debian e derivados
 aptitude install alien

Também é possível o caminho contrário, ou seja, converter RPM em .deb.

Package Converter no Ubuntu

Este programa possui uma interface mais amigável. Então, para instalar o Package Converter no Ubuntu, faça o seguinte:

Abra um terminal pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits. Para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Se seu sistema é de 64 bits, é preciso ativar o suporte a 32-bits no Ubuntu de 64-bits;
Depois, adicione o repositório do programa com este comando;

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/ppa

Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install package-converter

Como instalar o Package Converter manualmente ou em outras distros

Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB ou RPM do programa nesse link, ou as versões para Ubuntu, nesse link, e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Abra um terminal;

Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome package-converter.deb:

wget http://foxoman.googlecode.com/files/package-converter_3.0.0.2-2_all.deb -O package-converter.deb

Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i package-converter.deb

Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f

Portanto, quando quiser iniciar o programa, digite package no terminal, seguido da tecla TAB.

Como converter arquivos de pacotes com o Package Converter

Fazer conversão entre formatos de pacote usando o Package Converter é muito mais fácil do que usar Alien:

  • Adicione o arquivo de origem clicando no sinal (+) e selecione o local de saída (onde será saldo o arquivo convertido), clicando no sinal (-).
  • Em seguida, selecione o formato de saída a ser convertido na caixa drop-down do campo 220;Packaje Type221;. Por fim, clique no botão verde da engrenagem para iniciar a conversão.

Desinstalando o Package Converter no Ubuntu e derivados

Em primeiro lugar, faça o seguinte:

Abra um terminal;

Então, desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/ppa --remove
sudo apt-get remove package-converter
sudo apt-get autoremove
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile