No campo da fabricação avançada de chips, apenas TSMC, Intel e Samsung estão no topo. Atualmente, a concorrência entre a TSMC e a Samsung abaixo de 7 nm atraiu muita atenção. Segundo relatos recentes, a Samsung vai pular diretamente do processo avançado de 4 nm e passará para a produção em massa do processo de 3 nm.
A concorrência na indústria de chips é extremamente acirrada, especialmente no campo de processos avançados. A Samsung é uma das poucas empresas com potencial para desafiar a TSMC, líder em fundição de chips. De fato, em 2019, havia esperanças de que a Samsung derrotasse a TSMC no processo de 5 nm.
Samsung pode pular de 4 nm para 3 nm para competir com a TSMC
A tecnologia de processos da TSMC está mais de um ano à frente da Samsung e tornou-se cada vez mais a primeira escolha para fundições de fabricantes de chips. Ordens de processo abaixo de 7 nm estão quase cheias. Embora a TSMC possa perder seu segundo maior cliente, a Huawei HiSilicon, está recebendo novos pedidos de empresas como MediaTek, Qualcomm e outras. Espera-se que, até 2020, a receita combinada de 7 nm e 5 nm da empresa atinja 40% da demanda.
Primeiro, a Samsung reduzirá gradualmente o tamanho do chip para melhorar a eficiência. Além disso, a empresa também enfrenta riscos na captação de recursos. Embora tenha garantido alguns pedidos para a produção em massa de chips de 5 nm para o modem Snapdragon X60 5G da Qualcomm e espera-se que mantenha sua produção de 5 nm em 2021, seus possíveis parceiros estão prestes a lançar produtos com base no processo de 4 nm. Se a empresa pular para 3 nm, um grande número de pedidos em potencial provavelmente será perdido. Como resultado, isso resultará em mais pedidos de clientes para a TSMC, que está prestes a iniciar a produção em massa de 4 nm.
A Samsung pode compensar essas perdas cortando os custos de outros fabricantes, tornando sua solução mais atraente, mas isso não garante a eficácia dessa iniciativa. As principais empresas de chips que esperam obter o melhor desempenho, sem dúvida, se virarão para um chip de 4 nm mais eficiente.
Fonte: Gizchina