A Sony anunciou dois novos sensores de imagem, que afirma serem os primeiros do mundo a vir com processamento com inteligência artificial (IA) embutida. A inclusão da funcionalidade de processamento com IA diretamente no sensor de imagem oferece vários benefícios.
Sensores de imagem da Sony são os primeiros com inteligência artificial integrada
Ainda não se sabe se os novos sensores de imagem da Sony encontrarão o caminho para os produtos de consumo, mas você precisa pensar que alguém tentará isso em algum momento.
O processamento localizado ajuda a acelerar o processo inteiro, especialmente quando usado em conjunto com os serviços em nuvem, pois reduz a quantidade de dados que precisam ser transmitidos. Isso, combinado com o fato de que as informações extraídas são produzidas como metadados, reduz as preocupações com a privacidade e os riscos à segurança. O combo também reduz o consumo de energia e os custos de comunicação.
Os novos sensores são o IMX500 e o IMX501. Ambos são sensores do tipo 1/2,3 (7,857 mm na diagonal) com uma saída efetiva de 12,3 megapixels. Informações completas sobre os chips podem ser encontradas no site da Sony.
Um sensor dessa natureza tem muitos usos em potencial. Em um ambiente de varejo, por exemplo, uma câmera pode ser configurada na entrada para contar o número de compradores que entram na loja. Quando instalado em uma prateleira, pode ajudar a detectar a falta de estoque e, quando montado no teto, pode ajudar a criar um mapa de calor para identificar onde as pessoas tendem a se reunir.
Por fim, a Sony já está testando seu IMX500 com parceiros do setor e planeja fazer o mesmo com o IMX501 a partir do próximo mês.
Fonte: Tech Spot
Leia mais:
As fábricas da Sony estão funcionando sem parar devido à alta demanda por sensores de imagem