Para GPUs Radeon de consumo, a versão do driver empacotado “Radeon Software for Linux” está na série 22.10 desde o final de março. Para gráficos profissionais/estação de trabalho AMD Radeon PRO, o driver “Radeon Pro Software for Enterprise on Linux” anunciado ainda é o driver 21.Q4 de dezembro passado. Assim, o Software Radeon para Driver Linux 22.20 preparado com Ubuntu 22.04 LTS e suporte RHEL 9.0.
A AMD parece estar finalmente se preparando para lançar o driver empacotado “22.20” como o próximo lançamento de recurso para esta pilha de drivers AMD Linux empacotada para aqueles que não dependem apenas do kernel upstream e do Mesa.
As versões de driver empacotadas do Radeon Software para Linux visam principalmente usuários corporativos/profissionais que executam distribuições corporativas de Linux como SUSE, Ubuntu e RHEL/CentOS.
Software Radeon para Driver Linux 22.20 preparado com Ubuntu 22.04 LTS e suporte RHEL 9.0
Os jogadores e outros que executam distribuições Linux de ponta normalmente são melhores apenas executando os componentes upstream do kernel Linux e Mesa para obter o melhor suporte, a menos que precisem de OpenCL/ROCm ou tenham uma carga de trabalho em que o driver Vulkan proprietário tenha um desempenho melhor.
Já faz um tempo desde a última atualização do driver Radeon Linux empacotado – e agora mais de seis meses desde o último lançamento do driver Linux corporativo – mas 22.20 foi carregado para o arquivo de pacotes AMD. A AMD ainda não anunciou o driver 22.20, mas apareceu durante a noite através do
repo.radeon.comonde o instalador busca os binários de pacote necessários.
Sem o anúncio da AMD.com, as notas formais de lançamento ainda não foram publicadas para detalhar tudo o que mudou neste novo lançamento de driver Linux empacotado. O que é mais notável ao passar pelo repositório Radeon agora é ter uma entrada para Jammy – em outras palavras, o Ubuntu 22.04 LTS agora será suportado.
O Ubuntu 22.04 LTS foi lançado em abril, mas a AMD não forneceu nenhum suporte “mesmo dia” e agora, à medida que entramos em julho, parece que eles terão seu suporte oficial ao Ubuntu 22.04 pronto.
Da mesma forma, os novos pacotes 22.20 também são os primeiros com suporte ao Red Hat Enterprise Linux 9.0 no lado do RHEL. O RHEL 9.0 atingiu a disponibilidade geral em maio. No lado do SUSE, o SUSE Enterprise Linux 15 SP4 lançado recentemente também é compatível.
Portanto, pelo menos as distribuições Linux corporativas serão todas suportadas por este iminente driver Linux empacotado da série 22.20, agora apenas aguardando o lançamento formal no AMD.com para examinar as notas de lançamento para outras mudanças notáveis. Os pacotes 22.20 podem ser baixados em repo.radeon.com antes do anúncio oficial.