Os SSDs Samsung 860/870 continuam causando problemas para usuários do Linux, praticamente desde sua estreia. Mesmo depois da Samsung ter afirmado explicitamente antes que o TRIM funciona para SSDs Samsung 860 no Linux e, portanto, fazendo com que apenas unidades Samsung 840/850 mais antigas sejam bloqueadas para o uso do TRIM, isso acabou não acontecendo na prática.
Então, agora mais peculiaridades são adicionadas ao Samsung 860 e SSDs da série 870 no Linux. Os kernels do Linux dos últimos três anos permitiram TRIM enfileirado para o Samsung 860 enquanto bloqueavam seu uso para drives 840/850. No entanto, muitos usuários continuam encontrando problemas no Linux com as unidades 860 e 870.
SSDs Samsung 860/870 continuam causando problemas para usuários do Linux
Em fila agora por meio do subsistema de bloco do kernel do Linux está adicionando à lista negra o Samsung 860/870 series para desativar o corte na fila. “Há um grande número de usuários que ainda relatam problemas com os SSDs Samsung 860 e 870 combinados com controladores Intel, ASmedia ou Marvell SATA e todos os repórteres também relatam esses problemas desaparecendo ao desabilitar os trims enfileirados.“
No entanto, se estiver usando um Samsung 860/870 com um chipset AMD, é ainda pior. Uma nova entrada na lista negra vai desabilitar completamente o enfileiramento de comando nativo (NCQ) para os SSDs Samsung 860 e 870 ao usar um chipset AMD. Desativar totalmente o NCQ nessas unidades prejudicará o desempenho dos sistemas afetados.
As notas sobre este assunto confirmam a informação:
Muitos usuários estão relatando que os SSDs Samsung 860 e 870 apresentam vários problemas quando combinados com controladores SATA AMD e ATI (ID do fornecedor 0x1002) e a desativação completa do NCQ ajuda a evitar esses problemas. Sempre desabilitar NCQ para SSDs Samsung 860/870, independentemente do fornecedor do adaptador SATA host, causará degradação do desempenho de E/S com adaptadores com bom comportamento. Para limitar o impacto no desempenho dos adaptadores ATI, apresente o sinalizador ATA_HORKAGE_NO_NCQ_ON_ATI para forçar a desativação do NCQ apenas para esses adaptadores.
Em outras palavras, é melhor para os usuários do Linux apenas tentar evitar as unidades da série Samsung 860 e Samsung 870. Esses patches estão agora a caminho do kernel Linux principal. Portanto, por enquanto, o melhor a fazer neste exato momento é evitar colocar qualquer distribuição Linux nestes SSDs da Samsung. Outro motivo para ficar longe desses modelos é o preço, que variam de 450 a 900 reais no Brasil, sem incluir o frete.
Via Phoronix