O projeto SUSE continua trabalhando em atualizações com o Btrfs. Este já foi chamado de”sistema de arquivos da próxima geração” há alguns anos. No entanto, desenvolvedores como a Red Hat e vários outros rejeitaram o suporte ao Btrfs ou, pelo menos, não o adotaram como era esperado. Contudo, ele continua a ser desenvolvido tanto com o openSUSE quanto com o SUSE Linux Enterprise. Portanto, o SUSE continua desenvolvendo o Btrfs.
O suporte inclui o openSUSE/SLE com Btrfs no sistema de arquivos raiz e, através disso, oferece alguns recursos interessantes, incluindo suporte para atualizações.
Novidades foram apresentadas em Encontro
Ignaz Forster, da SUSE, apresentou no Encontro de Código Aberto da Linux Foundation, atualizações construídas sobre Btrfs e RPMs. Essas atualizações são obtidas com a ferramenta Snapper do SUSE para a criação de snapshots Btrfs.
Mesmo assim, ela também oferece suporte ao LVM/EXT4 pelas ferramentas de atualização do zypper/YaST. É por meio desses snapshots do sistema de arquivos de operações de pré e pós atualização que essas (atualizações) são possíveis.
A atualização é suportada no openSUSE Tumbleweed, no openSUSE Leap 15, no openSUSE Kubic e no SUSE CaaS Platform.
A equipe ainda está trabalhando na implementação do SLES 15.
Então, para mais detalhes sobre o Snapper acesse esta plataforma em PDF.