Tails OS quer migrar para o Wayland para melhorar a segurança do aplicativo

Tails 5.9 vem com Linux Kernel 6.0 para melhorar o suporte a GPU
tails

A distribuição para navegação anônima Tails OS prepara uma grande mudança em 2021. Em breve, o Tails OS quer migrar para o Wayland para melhorar a segurança do aplicativo. Este é mais um capítulo na luta contra a vigilância e a censura. Assim, a distribuição está planejando adicionar várias melhorias e novos recursos que a tornarão mais segura e confiável.

Desenvolvido com base no Debian e as tecnologias de comunicação anônima como a rede Tor, Tails é a distribuição GNU/Linux ideal para usar quando você está realmente interessado em proteger seu anonimato enquanto está na web. Ser uma distribuição live significa que você pode executá-la diretamente de um stick USB sem instalar nada no seu PC.

Tails OS quer migrar para o Wayland para melhorar a segurança do aplicativo

Tails OS quer migrar para o Wayland para melhorar a segurança do aplicativo

Mesmo tendo um ano de 2020 cheio de novidades com novas versões da distribuição e estreia de recursos, a equipe de desenvolvimento do Tails tem planos muito maiores para 2021, pois eles finalmente querem adotar o sistema de exibição Wayland mais moderno em vez do servidor X.Org vulnerável, para sua interface gráfica baseada no GNOME. Ao migrar para o Wayland, os desenvolvedores do Tails esperam tornar todos os aplicativos incluídos na distribuição mais seguros, bem como corrigir alguns problemas antigos. Assim, este o caso, por exemplo, do recurso Unsafe Browser do Tail pode ser usado para anonimizá-lo.

Além disso, os próximos lançamentos do Tails tornarão mais fácil para os usuários contornar a censura do ISP em seus países. Para isso, renovam completamente a maneira como você inicia e configura as pontes do Tor. Por outro lado, melhora a usabilidade do Armazenamento Persistente e adiciona suporte para pontes Tor.

Visto que 2021 é o ano em que o Projeto Debian lançará sua próxima série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, a equipe do Tails também planeja lançar uma nova grande atualização para seu sistema operacional Linux. Deste modo, deve sair até o final do ano o Tails 5.0. No entanto, até então, uma nova atualização mensal da série Tails 4.x estará disponível no final deste mês. Assim, haverá mais correções de bugs e segurança, bem como todas as atualizações de pacotes mais recentes do Debian 10 “Buster”.

9to5 Linux