Parece que a Valve tinha detalhes incorretos na folha de especificações do Steam Deck, e como resultado agora sabemos que a RAM é mais impressionante. Portanto, a Valve corrige as especificações de RAM para o Steam Deck.
Originalmente (como visto no arquivo da Web ), a Valve listou o Steam Deck como tendo “5500 MT/s dual-channel”, que agora eles ajustaram para dizer que é na verdade “5500 MT/s quad canais de 32 bits”. Graças a isso, sabemos que o Steam Deck deve ter um desempenho ainda melhor do que originalmente pensávamos. A velocidade pode não ter mudado, mas dual para quad ainda é um ótimo impulso.
Já sabemos há algum tempo que a velocidade da RAM e a largura de banda são importantes para as CPUs Ryzen, então este é um esclarecimento importante vindo da Valve. Para um dispositivo tão pequeno (relativamente falando), cada pequeno pedaço de desempenho possível será vital, especialmente porque provavelmente a maioria dos jogos acabará sendo jogada usando a ferramenta de compatibilidade Steam Play Proton.
Valve corrige as especificações de RAM para o Steam Deck
Além disso, o designer da Valve, Lawrence Yang, esclareceu que, quando o Steam Deck foi recentemente mostrado ao IGN, os jogos estavam realmente sendo jogados a partir de um cartão SD:Sim, os jogos carregam mais rápido fora do armazenamento interno, mas ainda funcionam muito bem com um cartão SD. Quando IGN apareceu, todos os jogos que eles tentaram (e filmaram) eram jogados em um cartão microSD.
Yang também confirmou no Twitter que, quando acoplado, você pode rodar jogos Steam Deck a partir de um SSD externo.
Ubisoft está de olho no Steam Deck
Nesta semana, durante a teleconferência da Ubisoft, onde discutiram as vendas do primeiro trimestre de 2021-2022, o Steam Deck foi mencionado.
É interessante, já que a Ubisoft praticamente deixou o Steam para trás em favor de outras lojas como a Epic Games Store. A loja da Epic não oferece suporte ao Linux, e a Epic atualmente não tem intenção de fazê-lo. Portanto, a menos que se espere que as pessoas carreguem manualmente o Windows para substituir o SteamOS, empresas como a Ubisoft precisariam trazer seus jogos de volta para o Steam para dar aos usuários uma boa experiência.
O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, respondeu: “Estamos felizes em ver o Steam Deck chegando à indústria, isso mostra que continua um fluxo de novos hardwares muito inovadores chegando ao mercado e, portanto, veremos e veremos o quão grande ele se tornará, mas se for grande, poderemos colocar nossos jogos nele.”
Portanto, no futuro, se o dispositivo for um sucesso, e muitas pessoas mantiverem o SteamOS 3 nele, poderemos ver empresas como a Ubisoft (e talvez outras grandes do setor) garantir que seus jogos funcionem bem nele. Na verdade, a Ubisoft já tem portas Linux para alguns jogos, já que atualmente eles suportam Stadia (que usa Debian Linux), então não seria um grande esforço trazer essas compilações com algumas otimizações para o Steam Deck. No entanto, nõ se sabe se eles decidem usar compilações nativas do Linux, eles têm controle direto ou contam com a camada de compatibilidade do Steam Play Proton.