A Valve eliminou cerca de 1.000 jogos da Steam depois de considerar que seus editores estavam abusando da Steamworks.
O site PCGamesN foi o primeiro a informar que a Valve estava eliminando muitos jogos da Steam, com o usuário ‘thomasthelist’ do Reddit observando que o site Steam Tracker registrou que centenas de jogos estavam sendo retirados da Steam.
Valve eliminou quase 1.000 jogos da Steam
Nenhum dos jogos era grande ou um título Triple-A, com a maioria parecendo ser de jogos indie.
Mas, curiosamente, o site PC Gamer relatou que todos eles parecem ter um link para uma editora russa chamada Dagestan Technology, que possui vários jogos na Steam.
A Valve disse à PC Gamer que havia mais de uma editora envolvida na remoção dos jogos. Porém, não deu detalhes sobre por que estava removendo centenas e centenas de jogos.
Em um comunicado, a Valve disse:
Recentemente, descobrimos um punhado de parceiros que estavam abusando de algumas ferramentas do Steamworks. Portanto, enviamos um e-mail a todos os parceiros afetados.
Para aqueles que não sabem, a Steamworks é uma coleção de ferramentas e serviços que ajudam os desenvolvedores de jogos a criar seus jogos e aproveitar ao máximo a venda de seus títulos na Steam.
Dessa maneira, não fica claro como os editores abusaram dessas ferramentas, que já foram usadas por legiões de desenvolvedores. Mas a Valve não deve ter ficado feliz com o que viu.
Talvez a Dagestan Technology estivesse operando de maneira desonesta na Steam. Ou talvez tenha sido por um abuso totalmente diferente da Steamworks; nós simplesmente não sabemos e a Valve não falou muito mais sobre o assunto.
Além disso, a coisa toda pode estar relacionada à limpeza digital que a Valve está fazendo para deixar a loja Steam pronta para as vendas da Black Friday e da Cyber Monday.
Neste artigo, você viu que a Valve eliminou quase 1.000 jogos da Steam por abusarem da Steamworks.
Fonte: The Inquirer
Leia também: