Construído com base no Wine 3.21 lançado na sexta-feira,o Wine-Staging 3.21 está agora disponível com centenas de patches adicionais de teste e desenvolvimento. O Wine 3.21 é o último lançamento de desenvolvimento esperado antes do próximo congelamento de código para o Wine 4.0. Portanto, o Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches.
Muitas alterações
O Wine-Staging 3.21 está carregando aproximadamente 850 patches. Todos na base de código vanilla/upstream Wine. Porém, esse número na verdade é mais baixo que os lançamentos anteriores. Tudo graças a vários patches sendo enviados em torno do módulo oleaut32, X Input, WineD3D.
Os novos patches incluem:
- bits para um relatório de bug de cinco anos. Isso melhora as caixas de diálogo de erro do Visual Studio 2010 Express;
- uma correção do instalador do SolidWorks 2016. A medida atende um relatório de bug de nove anos. Esse problema afetava alguns programas antigos como o MSN Messenger Live 2009;
- outras funções ausentes para satisfazer alguns programas e evitar que eles travem e outras correções.
O Wine Staging é uma versão especial do Wine que fornece suporte para projetos como Pipelight. Então, o último código do Wine-Staging pode ser obtido no link do projeto no GitHub. Neste post, veja como fazer a instalação no Ubuntu e derivados via repositório.
Wine 4.0
Enquanto isso, o fundador e desenvolvedor líder do Wine, Alexandre Julliard, definiu os planos para o próximo lançamento estável. O Wine 4.0 deve entregar melhorias para rodar jogos/aplicativos para Windows em Linux, BSDs e macOS.
Embora tenha demorado quinze anos para que o projeto de código aberto Wine alcançasse seu marco de 1.0, atualmente a Wine está com ritmo de lançamento anual. Assim, o Wine 4.0 deve sair já no início do novo ano. O Wine 4.0 será o lançamento estável culminando com todos os lançamentos quinzenais do Wine 3.x nos últimos doze meses.
Alexandre Julliard está planejando iniciar o congelamento do código Wine 4.0 em 7 de dezembro. Portanto, após o início do congelamento de código, haverá candidatos ao lançamento semanal do Wine 4.0.
Se tudo correr bem, o Wine 4.0.0 deve estar pronto para ser lançado em janeiro. Então, agora é para uma última chamada para quaisquer novos recursos desejados para o Wine 4.0.
Alterações já aplicadas
- O suporte da Vulkan foi eliminado;
- várias mudanças para melhorar o jogo no Wine;
- renderização de fonte sub-pixel FreeType;
- Wine Direct3D padronizando contextos OpenGL;
- melhor preenchimento automático de shell;
- suporte a descompactação de textura DXTn;
- melhorias de depuração Suporte a HiDPI;
- suporte a CSMT do Direct3D por padrão;
- suporte a gamepad da HID;
- trabalho inicial em torno do Direct3D 12/VKD3D e toneladas de correções específicas de aplicativos/jogos.
O Wine 4.0 deve ser um ótimo lançamento especialmente para os gamers. Espera-se que seja rapidamente baseado no Proton da Steam.
Graças em grande parte a Valve/Steam Play, há muito mais interesse nos últimos meses em torno do apoio financeiro da Wine e da Valve à CodeWeavers que também está ajudando no desenvolvimento do upstream.