Categorias
Tecnologia

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

O excelente túnel VPN seguro de código aberto WireGuard tem visto uma adoção crescente no Linux, agora que está no kernel principal por um tempo, e também vendo um progresso contínuo nos BSDs. Embora tenha havido a versão beta do WireGuard para Windows no espaço do usuário, “WireGuardNT” foi anunciado agora como uma porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows.

Esta porta WireGuard para o kernel do Windows NT começou como uma porta do código-base do kernel Linux atual, mas depois se adaptou para se ajustar melhor ao kernel do Windows e suas APIs. Jason Donenfeld, fundador da WireGuard, comentou:

O resultado final é uma implementação profundamente integrada e de alto desempenho do WireGuard para o kernel NT, que faz uso de toda a gama de recursos do kernel NT e NDIS. Para a plataforma Windows, este projeto é um grande negócio para mim, pois marca a graduação do WireGuard a ser um componente sério do sistema operacional, destinado a um uso mais sério. É também um lançamento de código aberto bastante significativo, já que geralmente não há muito (embora haja algum) código de driver cripto-NIC de código aberto que faça esse tipo de coisa enquanto reúne vários recursos do kernel no processo.

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

Este novo WireGuardNT para o kernel deve ser muito superior e mais rápido do que sua implementação anterior no espaço do usuário para Windows.

No momento, o driver do kernel é considerado experimental, mas será implementado gradualmente e os usuários podem habilitar o driver experimental através do registro do Windows. Eventualmente, a esperança é remover a implementação do WireGuard Go/WinTUN.

WireGuardNT, em minúsculas como “wireguard-nt” como os outros repositórios, começou como um porta da base de código do Linux, para que pudéssemos nos beneficiar da análise e escrutínio de que esse código já recebeu. Após a portabilidade inicial esforços lá foram bem-sucedidos, a base de código do NT rapidamente divergiu para se ajustar bem com APIs nativos de NTisms e NDIS (pilha de rede do Windows). O resultado final é um implementação profundamente integrada e de alto desempenho do WireGuard para o NT kernel, que faz uso de toda a gama de recursos do kernel do NT e NDIS.

Para a plataforma Windows, este projeto é muito importante para mim, pois marca o graduação do WireGuard como um componente sério do sistema operacional, significou para um uso mais sério. É também um lançamento de código aberto bastante significativo, como geralmente não há muitos (embora haja alguns) cripto-NIC de código aberto código de driver já disponível que faz esse tipo de coisa enquanto puxa juntos vários recursos do kernel no processo.

Mais detalhes sobre o WireGuardNT para aqueles interessados em usar uma implementação rápida do WireGuard no Windows, consulte este anúncio da lista de discussão.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile