Finalmente, após uma longa espera, o ZFS on Linux 0.8 liberado com criptografia nativa, TRIM e remoção de dispositivo. O lançamento do ZFS On Linux 0.8, repleto de recursos, é há muito desejado. E finalmente aconteceu. O ZoL chegou prometendo incrementar ainda mais de recursos oos sistemas movidos pelo pinguim.
O ZFS On Linux 0.8 foi lançado como a versão mais recente do recurso para essa porta do sistema de arquivos ZFS para sistemas Linux. O ZFS On Linux 0.8 suporta até o mais recente Linux estável da série 5.1. Mesmo assim, ele suporta até mesmo o trabalhar com o kernel Linux 2.6.32. Contudo, o suporte SIMD não está disponível na série 5.0 + kernels. Então, por este motivo, as ações levam a um grande comprometimento de desempenho.
ZFS on Linux 0.8 adiciona suporte a criptografia nativa, bem como suporte a envio/recebimento de ZFS criptografado bruto.
Outras adições de recursos importantes para este código do sistema de arquivos ZFS Linux incluem:
- suporte para remoção de dispositivo;
- pontos de verificação de pool;
- TRIM/descarte para unidades de estado sólido estão finalmente disponíveis;
- suporte a inicialização de conjunto;
- compatibilidade Python 3 com suas ferramentas interfaces de E/S diretas do kernel;
- várias melhorias de desempenho e muito mais.
A nova versão ZFS on Linux 0.8 com criptografia nativa, TRIM e remoção de dispositivo
O ZFS On Linux 0.8 é uma grande atualização para aqueles que desejam usar sistemas de arquivos. Mais detalhes sobre a atualização via GitHub.
O ZFS é um sistema de arquivos e gerenciador de volumes lógicos combinados projetado pela Sun Microsystems. Os recursos do ZFS incluem proteção contra corrupção de dados, suporte para altas capacidades de armazenamento, compactação de dados eficiente, integração dos conceitos de sistema de arquivos e gerenciamento de volume, instantâneos e clones de cópia em gravação, verificação de integridade contínua e reparo automático, RAID-Z e ACLs NFSv4 nativas.