in

Telefones Android mais antigos não suportarão muitos sites seguros em 2021

É comum que os desenvolvedores abandonem o suporte para sistemas operacionais mais antigos.

A autoridade certificadora Let’s Encrypt avisa que os telefones que executam versões do Android anteriores à 7.1.1 Nougat serão bloqueados de muitos sites seguros a partir de 2021.

A organização interromperá a assinatura cruzada padrão para o certificado que habilita essa funcionalidade em 11 de janeiro de 2021 e abandonará totalmente a parceria de assinatura cruzada em 1º de setembro de 2021.

Telefones Android mais antigos não suportarão muitos sites seguros em 2021

Uma solução alternativa parcial está disponível instalando o Firefox e usando seu próprio armazenamento de certificados; mas isso não ajudará com clientes rivais ou funcionalidade além dos navegadores.

Telefones Android mais antigos não suportarão muitos sites seguros em 2021
A autoridade certificadora Let’s Encrypt avisa que os telefones que executam versões do Android anteriores à 7.1.1 Nougat serão bloqueados de muitos sites seguros a partir de 2021. Imagem: Pexels | Pixabay.

É totalmente comum que os desenvolvedores abandonem o suporte para sistemas operacionais mais antigos. No entanto, isso pode ser um ponto sensível, dadas as políticas de atualização do Android.

A organização Let’s Encrypt observou que cerca de 33,8% dos usuários do Android no Google Play executam uma versão anterior à 7.1; e alguns fornecedores de hardware cortaram o suporte antes do tempo.

Não era incomum para os fornecedores de Android oferecerem relativamente poucas atualizações. Você pode ter comprado um telefone em 2016 ou mesmo em 2017 que poderia perder abruptamente o acesso a alguns sites, sem soluções alternativas.

Todavia, a situação está melhorando. Por exemplo, Samsung e outros fabricantes estão se comprometendo com três anos de atualizações do sistema operacional Android.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Engadget

Your Phone já é capaz de executar vários aplicativos Android ao mesmo tempo no Windows 10

Lançado Ubuntu Touch OTA-14 com suporte para mais dispositivos Android 9

Raspberry Pi 4 agora pode executar o Android 11

Xiaomi Redmi Note 8 finalmente recebe sua atualização MIUI 12 com Android 10

Google descreve quatro motivos pelos quais suspenderá aplicativos Android da Play Store