in

Versão do IDE Qt Creator 4.10.0 foi lançada

Confira os principais recursos e como instalar o Qt Creator no Linux.

Versão do IDE Qt Creator 4.10.0 foi lançada

Na semana passada, foi apresentado o anúncio do lançamento da nova versão do IDE Qt Creator 4.10.0, versão na qual são adicionados alguns novos recursos e integração com o LSP.

Para quem não conhece o Qt Creator, deve saber que este é um IDE para várias plataformas de desktop, integradas e móveis, é programado em C++, JavaScript e QML criado pela Trolltech, que faz parte do SDK para o desenvolvimento de aplicativos com interfaces gráficas de usuário (GUI) com as bibliotecas Qt.

O desenvolvimento dos programas C++ clássicos é compatível, como o uso da linguagem QML, na qual o JavaScript é usado para definir scripts e a estrutura e os parâmetros dos elementos da interface são estabelecidos por blocos do tipo CSS.

Entre os principais recursos que podem ser destacados no Qt Creator, podemos encontrar:

  • Editor de código com suporte para C++, QML e ECMAscript;
  • Ferramentas para navegação rápida por código;
  • Destaque de sintaxe e autocompletar código;
  • Código estático e controle de estilo enquanto você digita;
  • Suporte para refatoração de código;
  • Ajuda sensível ao contexto;
  • Dobragem de código;
  • Parênteses e modos de seleção correspondentes.

O que há de novo no IDE Qt Creator 4.10.0

Na nova versão, a capacidade de anexar arquivos é adicionada no editor de código, após o qual esses arquivos são exibidos no topo das listas de documentos abertas e permanecem abertos ao fechar grupos de arquivos, como “Arquivo > Fechar tudo e Arquivo > Fechar todos os arquivos“.

Ele também destaca uma integração mais completa do cliente para LSP (Language Server Protocol) com a caixa de pesquisa na qual novos filtros apareceram e também mostra as indicações emitidas pelo servidor.

O sinalizador piloto foi removido com o Locator, um plug-in para o qual agora está ativado por padrão. A capacidade de filtrar a saída em painéis com ações correspondentes por expressão foi adicionada.

Para projetos criados com o CMake ou Qbs, foi adicionado suporte à plataforma de destino do Android.

Para o CMake, a plataforma de destino “Padrão” foi suspensa, o que gerou apenas confusão para os desenvolvedores.

Arquivos separados com projetos do CMake agora podem ser criados no menu Gerar > Criar arquivo ou no menu de contexto na árvore do projeto.

O aplicativo Qt Widgets e os assistentes da biblioteca C++ adicionaram a capacidade de selecionar o sistema de compilação.

Adicionado suporte para testes de reforço. Para objetivos de compilação externos baseados em Linux, foi adicionado suporte para implementar todos os arquivos que foram instalados durante a fase de instalação no sistema de compilação.

Como instalar o Qt Creator 4.10.0 no Linux?

Versão do IDE Qt Creator 4.10.0 foi lançada

Todos aqueles que desejam experimentar o QT criador em seus sistemas devem saber que na maioria das distribuições Linux o pacote está localizado em seus repositórios.

Embora as atualizações de pacotes geralmente demorem alguns dias para chegar aos repositórios, é melhor fazer o download do instalador na página oficial do QT, onde você pode obter a versão gratuita ou para aqueles que desejam comprar uma versão comercial (com mais recursos), você pode fazê-lo na página.

Depois que o download do instalador for concluído, concederemos permissões de execução com o seguinte comando:

sudo chmod +x qt-unified-linux-x64*.run

Agora, vamos instalar o pacote executando o seguinte comando:

sudo sh qt-unified-linux-x64*.run

No caso de usuários do Ubuntu, eles podem precisar de alguns pacotes adicionais com os quais podem instalar:

sudo apt install --yes qt5-default qtdeclarative5-dev libgl1-mesa-dev

Após a instalação desses pacotes, você pode modificar a definição do seu kit da área de trabalho e selecionar a versão correta. Por fim, você pode terminar de criar o projeto e prosseguir com a codificação.

Agora, no caso daqueles que são usuários do Arch Linux, Manjaro e outras distros baseadas no Arch Linux, podem instalar o pacote diretamente dos repositórios, já que a nova versão do QT Creator já está disponível.

Para executar a instalação, basta executar o seguinte comando no terminal:

sudo pacman -S qtcreator

Fonte: DesdeLinux

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Falha crítica no gerenciador de senhas LastPass pode filtrar senhas

Falha crítica no gerenciador de senhas LastPass pode filtrar senhas

KDE Plasma Desktop tem novo site

KDE Plasma Desktop tem novo site