Um problema antigo que afeta a formatação de textos no navegador Google Chrome foi finalmente resolvido pela Microsoft para os sistemas operacionais Windows 10 e 11. Este não é um problema que afeta todos os usuários. Porém, muita gente reclama de fontes de aparência estranha no navegador do Google.
Os problemas de fonte decorrem de uma incompatibilidade de fonte que a Microsoft está finalmente conseguindo corrigir. O ClearType Tuner do Windows é ignorado pelo Chrome, mas os ajustes da Microsoft significam que a renderização do navegador será visivelmente melhorada.
Microsoft corrige problema antigo de texto do Chrome para Windows 10 e 11
Se você já pensou que o texto parece um pouco desfocado ou fino no Chrome, esse é o problema de que estamos falando. A má comunicação entre o Windows ClearType Text Tuner e a renderização Skia do próprio Chrome fez com que tanto a Microsoft quanto o Google fossem culpados pelo problema, e é o primeiro que está resolvendo as coisas.
A documentação online detectada pelo Windows Latest mostra que o trabalho está em andamento “para dar suporte à escolha dos valores de contraste e gama da configuração do Windows ClearType Text Tuner e aplicá-los à renderização de texto Skia [que] garante que as preferências de renderização de texto dos usuários sejam respeitadas em dispositivos Windows”.
O documento diz:
“Historicamente, o Chromium/Skia tem usado constantes de tempo de compilação para contraste de texto e gama, com diferentes valores codificados por plataforma. Isso significa que esses valores não são ajustáveis pelo usuário final.
O Windows tem um ClearType Text Tuner que orienta o usuário através de vários valores de contraste e gama para renderização de texto. Os aplicativos nativos geralmente pegam automaticamente esses valores se usarem uma pilha de texto baseada em DirectWrite. O Chromium usa o Skia para renderização de texto e, portanto, não estava pegando esses ajustes do usuário no Windows.A falta de suporte para esses ajustes em navegadores baseados no Chromium tem sido uma reclamação de usuários de longa data.”
A correção envolve pegar os valores para o Sintonizador ClearType no Windows e mapeá-los para renderização de texto Skia. Ele foi apresentado à versão mais recente do Canary do Chrome e será filtrado para a compilação da versão principal em breve.