000 - 5 distribuições alternativas ao Kali Linux

Neste artigo mostraremos 5 distribuições alternativas ao Kali Linux. Sabemos que o Kali Linux é uma das distribuições mais utilizadas na área de cibersegurança, mas acreditamos que é sempre bom aprender novas ferramentas e agregar conhecimento.

5 distribuições alternativas ao Kali Linux

Antes de mais nada, abaixo temos alguns artigos sobre o Kali Linux que é interessante ler e conhecer:

Também reforçamos que as distribuições listadas são alternativas e não entramos na discussão se são “melhores” ou “piores” que o Kali Linux. Vale lembrar que cultura hacker não é nada sobre ferramentas, mas é tudo sobre habilidades!

Uma das principais diferenças de cada alternativa são suas interfaces gráficas padrão. Leia mais sobre o assunto nos nossos artigos:

BackBox Linux

O BackBox Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu. Utiliza por padrão o ambiente gráfico Xfce bem amigável, o que é ótimo para quem está começando no mundo Linux. Pode ser uma alternativa para aqueles que são familiarizados com o Ubuntu, já que a forma de instalação é bem parecida. Também possui ferramentas além da parte de cibersegurança, como suíte de escritório (LibreOffice) e cliente de e-mail (Thunderbird).

006 -5 distribuições alternativas ao Kali Linux

 

BlackArch Linux

O BlackArch Linux é uma distribuição baseada em Arch Linux, portanto é compatível com o AUR (Arch User Repository) e PKGBUILDs. O seu ponto forte é a sua rapidez. Em questão de segundos é possível ter uma ótima distribuição pronta para uso com diversas ferramentas de análise de segurança. Utiliza por padrão o ambiente gráfico Fluxbox. É interessante destacar que as ferramentas estão agrupadas por “área de interesse”, como por exemplo bluetooth, social e wireless.

003 - 5 distribuições alternativas ao Kali Linux

 

Fedora Security Lab

A distribuição Fedora possui algumas “variantes” chamadas de Fedora Labs. O Fedora Labs cria imagens do próprio Fedora com várias ferramentas agregadas ao perfil desejado. Um desses perfis é o Security Lab: Uma distribuição Fedora com várias ferramentas instaladas voltadas para cibersegurança, como por exemplo aplicativos de testes de penetração, testes de força bruta e análise de tráfego de rede. Utiliza por padrão o ambiente gráfico Xfce.

Independente das ferramentas presentes no Fedora Security Lab, acreditamos que ele pode ser uma alternativa ao Kali Linux devido a questão do modelo de pacotes que cada distribuição utiliza. O Kali Linux é baseado no Debian, portanto utiliza pacotes tipo deb, já o Fedora Security Lab é baseado no Fedora, que utiliza pacotes tipo rpm.

001 -5 distribuições alternativas ao Kali Linux

 

Parrot Security OS

O Parrot Security OS é uma distribuição baseada em Debian. Possui uma interface um pouco mais amigável, utilizando o ambiente gráfico Mate. Pode ser uma boa alternativa para quem está começando na área de cibersegurança. Além disso, o Parrot Security OS se destaca por ter ferramentas de programação e desenvolvimento Web na sua instalação padrão.

002 -5 distribuições alternativas ao Kali Linux

 

Pentoo

O Pentoo Linux é uma distribuição baseada no Gentoo Linux, portanto é compatível com o Portage (gerenciador de pacotes padrão do Gentoo Linux) e pacotes ebuild. Utiliza por padrão o ambiente gráfico Xfce. É interessante destacar que ele mantém as características do CLI (Command Line Interface) ao invés do GUI (Graphical User Interface). Em outras palavras, o sistema inicializa primeiramente na linha de comando e a interface gráfica precisa ser inicializada manualmente.

004 -5 distribuições alternativas ao Kali Linux

Tela inicial do Pentoo Linux. O sistema inicializa diretamente no CLI (Command Line Interface). Para inicializar o ambiente gráfico, é necessário executar o comando “startx”.

Assim como as outras distribuições citadas, possui várias ferramentas de análise de segurança. É uma ótima alternativa para aqueles que já tem familiaridade com o Gentoo Linux, principalmente para desenvolvedores de código, já que é um dos sistemas com a maior clareza e flexibilidade em relação a instalação de programas.

005 -5 distribuições alternativas ao Kali Linux

 

Em resumo, todas as distribuições apresentadas neste artigo possuem ferramentas de análise de cibersegurança e auditoria, sendo possíveis alternativas ao Kali Linux. Cabe a cada um decidir o que é melhor para si, seja por familiaridade, filosofia, necessidade ou tendência. Esperamos que este artigo, 5 distribuições alternativas ao Kali Linux, estimule mais a vontade de aprendizado e compartilhamento de conhecimento.

Até breve!

LuKazHiro
Entusiasta Linux desde a época em que as distribuições eram vendidas em CD's nas bancas de jornais. Formado em Ciência da Computação, certificado LPIC-3 e RHCE. Estudante constante de tecnologia, sempre procurando, ensinando e aprendendo com a galera!

Como instalar o Google Earth no Ubuntu 18.04 e Linux Mint 19

Previous article

Linus Torvalds resolve tirar uma licença temporária do Linux Kernel

Next article

You may also like

More in Dicas