Por padrão do acesso ROOT via SSH vem desabilitado no Ubuntu, detalhe, em todas versões, esse tutorial pode ser usado em qualquer versão do Ubuntu. Para quem não conhece, o SSH (Secure Shell) permite que você acesse um servidor, por exemplo, como se você estivesse em um terminal. Neste artigo, saiba como habilitar o acesso ROOT via SSH no Ubuntu, em qualquer versão inclusive derivados.
Esse acesso é muito usado por empresas que trabalham com servidores e precisa ter acesso aos servidores do clientes, por este motivo que o acesso SSH é muito requisitado, mas que por questão de segurança, algumas distribuições como o Ubuntu não vem com o SSH habilitado. E nesta dica vamos mostrar como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu.
Saiba como habilitar acesso ROOT via SSH no Ubuntu
Primeiro é preciso habilitar o ROOT no Ubuntu, é ele que vai garantir o acesso total ao sistema, em seguida vamos liberar o acesso em um arquivo, tudo é muito simples, não pule nenhum item abaixo.
Primeiro, habilite o ROOT executando o comando abaixo, em seguida digite a senha e depois confirme, lembre-se que ao digitar a senha no terminal, não será exibido asteriscos ou qualquer sinal de digitação, isso também é para garantir a segurança:
sudo passwd rootAgora, vamos editar o arquivo que vai habilitar o acesso SSH no Ubuntu, para isso edite o arquivo abaixo, lembre-se de usar o ROOT para editar o arquivo abaixo, escolha o editor que mais gostar, no meu caso o vi:
Se você preferir, temos um artigo onde você vai aprender tudo sobre o editor de texto vi/vim no Linux.
vi /etc/ssh/sshd_configNo arquivo você vai encontrar o trecho do código abaixo, procure o item #Authentication como abaixo:
# Authentication:
LoginGraceTime 120
PermitRootLogin prohibit-password
StrictModes yesObserve que a um item PermitRootLogin prohibit-password agora comente a linha e insira outro item o PermitRootLogin yes logo abaixo para que o acesso SSH seja habilitado no Ubuntu:
# Authentication:
LoginGraceTime 120
#PermitRootLogin prohibit-password
PermitRootLogin yes
StrictModes yesPor último reinicie o serviço SSHD e pronto, o acesso esta liberado!
sudo systemctl restart sshMais sobre SSH no Linux
Se você quer aprender mais sobre SSH em qualquer distribuição Linux, temos mais artigos que talvez você queira ler:

 
			 
		 
		 
		 
		 
		