O ano começou com tudo para muitas distribuições Linux. É o caso da Garuda Linux, que lança neste começo de ano uma nova edição com o ambiente de desktop Cinnamon, além de uma ferramenta assistente Btrfs. O sistema Garuda Linux tem como base o Arch Linux. Assim, esta nova versão ISO traz algumas novas ferramentas interessantes para a edição da comunidade. Além disso, possui muitas melhorias de desempenho que já eram esperadas.
O lançamento do Garuda Linux 220101, recebeu o apelido de “White-tailed Eagle” ou Águia de cauda branca, em português. Desta vez, a distribuição traz o leve ambiente Cinnamon que é mantido pelo pessoal responsável pelo Linux Mint. Isso já ocorreu antes, mas havia sido descartado por falta de mantenedores. Portanto, agora, o ambiente agora está de volta com o Cinnamon 5.0. Dessa forma, traz uma experiência melhor e muitas opções de personalização.
Outra novidade desta versão do Garuda Linux é a ferramenta chamada Btrfs Assistant. Por sua vez, ela se divide em duas funções diferentes a partir da divisão do utilitário Garuda Assistant em um novo aplicativo gráfico. Assim, é possível controlar mais facilmente os sistemas de arquivos Btrfs.
Distribuição Garuda Linux lança nova edição Cinnamon e ferramenta assistente Btrfs
A nova ferramenta Btrfs Assistant traz novos recursos em segundo plano. É o caso, por exemplo, do suporte para restauração de instantâneos com subvolumes aninhados sob eles. Além disso, vem com a capacidade de restaurar instantâneos mesmo se seus subvolumes estiverem montados.
A versão Garuda Linux 220101 também vem com um utilitário Garuda System Maintenance atualizado. Ele agora informa os usuários sobre atualizações parciais de suas instalações. Também é possível obter avisos sobre sistemas desatualizados se eles não aplicarem as atualizações por mais de duas semanas. Essas notificações são opcionais e podem ser desativadas.
Observamos que especialmente as pessoas que são novas no Arch [Linux] não estão atualizando o sistema com frequência ou causando situações de atualização parcial que fazem com que os aplicativos não funcionem. A adição dessas notificações deve fornecer a ajuda necessária, disse a equipe do Garuda Linux.
Outras novidades
Os usuários do sistema operacional Garuda Linux também terão agora o chamado KDE-git. Isso diz respeito a uma ISO básica para aqueles que desejam seguir o desenvolvimento do ambiente de desktop KDE Plasma mais de perto. Como o próprio nome sugere, ele usa muitos pacotes -git
do KDE Plasma compilados diariamente a partir do Chaotic-AUR. Por esta razão, só deve servir mesmo para quem tem alguma familiaridade com este tipo de compilação.
Finalmente, o Garuda Linux 2022 remove a ferramenta performance-tweaks
da instalação padrão. Assim, ganhou uma configuração de estoque mais “neutra”. Isto nada mais é que uma tentativa de atrair mais usuários para o Garuda Linux. Outro recurso diz respeito à ferramenta performance-tweaks
.sA partir de agora, ela será solicitada para instalação pelo utilitário Setup Assistant quando PCs clássicos de torre forem detectados. Por outro lado, as edições dr460nized (KDE Plasma) e GNOME serão enviadas com o novo power-profiles-daemon.
Isso serve para controlar perfis de energia para seus dispositivos.
A distribuição Garuda Linux 220101 está disponível para download no site oficial. Lá você encontrará as versões KDE Dr460nized, KDE Dr460nized Gaming, KDE Dr460nized BlackArch, GNOME, Xfce, LXQT-Kwin, Cinnamon, MATE, Edições Wayfire, Sway, Qtile, i3 e BSPWM.
Via 9to5Linux