Quem usa sistemas operacionais baseados em Linux já se acostumou com os muitos recursos que foram implementados ao longo do tempo. Assim, é possível fazer sua escolha de acordo com suas necessidades, ao que considera o melhor e o pior de cada um. No mundo Linux, dois desktops disputam as preferências: GNOME e KDE Plasma. Embora existam outros igualmente eficientes e bonitos. Porém, como esses dois são os mais usados, inclusive por padrão em algumas distribuições Linux, sempre temos notícias das últimas atualizações. Em relação ao GNOME, a novidade é que a equipe do projeto busca um mantenedor para o aplicativo Sushi. O programa permite visualizar tudo e até fazer algumas edições.
O motivo é que o atual mantenedor está sem tempo para trabalhar no projeto. Então, se alguém estiver interessado, neste link há mais informações para quem quiser ou puder colaborar com o desenvolvimento do Sushi.
GNOME busca um mantenedor para Sushi. Veja outros destaques no GNOME
- libadwaita tem agora AdwEntryRow y AdwPasswordEntryRow.
- Ao configurar um repositório externo para backups, o Pika Backup agora oferece a opção de inferir a configuração de arquivos existentes no repositório. Se o BorgBackup foi usado anteriormente com uma ferramenta diferente ou por meio da linha de comando, isso pode ajudar a configurar o Pika Backup. Além disso, para otimizar o desempenho, novos repositórios agora são inicializados com o algoritmo de hash BLAKE2, neste caso, mais rápido, se o sistema atual não suportar instruções de CPU SHA256.
- Foi adicionado molde para a extensão org.freedesktop.Sdk.Extension.rust-stable. Dessa forma, projetos baseados em Rust usando flatpak podem facilmente tirar vantagem do tempo de compilação reduzido.
- Nova versão do Autenticador, com novidades como:
- Porta para GTK4.
- Suporte para backups criptografados.
- Use o portal da câmera para escanear códigos QR.
- Compatível com o navegador GNOME Shell.
- Melhor detecção de favicon.
- Refinou a interface do usuário.
- Pods tem muitas novidades, começando com a mudança de nome (anteriormente era Symphony). Entre as outras novidades:
- Um modo escuro manual, que pode ser ativado independentemente do estilo do sistema.
- Os detalhes da imagem agora são exibidos em uma página separada em um folheto em vez de em um ExpanderRow.
- Uma caixa de diálogo agora pode ser aberta para exibir informações básicas sobre o Podman.
- Os contêineres agora podem ser renomeados facilmente por meio de uma caixa de diálogo.
- A caixa de diálogo Pods foi reformulada e agora oferece mais opções.
- Um indicador circular agora fornece informações sobre o status da CPU e da memória de um contêiner.
- Os logs de contêiner agora podem ser visualizados e pesquisados.
- Uma caixa de diálogo agora pode ser usada para criar e iniciar novos contêineres a partir de imagens existentes.
- O Fomentance 1.1.2 foi lançado e agora pode adicionar guias, o ícone está melhor alinhado, o botão iniciar e o botão excluir são azuis e vermelhos, respectivamente, e foi traduzido para mais três idiomas.
- nova versão do jogador âmbar (0.4.0), com novos recursos, como agora mostrar a forma de onda da música que está sendo tocada, um botão foi adicionado para modificar as listas de reprodução e agora possui uma interface de usuário totalmente responsiva, porque você não precisa esquecer os dispositivos móveis ou que Phosh é a versão do GNOME para este tipo de dispositivo.
Por outro lado, a Fundação GNOME escreveu vários artigos sobre para onde está indo:
Para onde vai a Fundação? Não à nuvem! Eu escrevi este post para esclarecer um programa que a Fundação quer fazer, como isso afetará o Projeto GNOME e como os contribuidores podem ajudar a moldá-lo.
Artigos nos quais você pode ler mais sobre este tópico estão disponíveis em este link, neste e em este outro.
Via Ubunlog