O Linux Kernel 5.3.1 foi lançado, e você já pode instalar no Ubuntu, Linux Mint e derivados. A Canonical disponibilizou os pacotes já prontos para instalação no Ubuntu, e assim, o processo fica mais fácil para queles que gostam de ter a última versão do Linux Kernel instalada no Ubuntu e suas variações.
Nota: As versões recentes do Ubuntu, possuem tão somente a arquitetura de 64 bits, lembre-se disso!
Instalando o kernel 5.3.1 no Ubuntu e derivados
A seguir esta todo o processo para que você consiga instalar o Linux Kernel 5.3.1 no Ubuntu. Não se preocupe, você não vai precisar compilar pacotes ou executar comandos difíceis, pois como dissemos antes, a Canonical já deixou tudo pronto, basta instalar.
Alguma pessoas relatam que o Ubuntu Kernel, nome dado pela Canonical ao Linux Kernel empacotado por eles, funciona no Debian. Mas, nós não recomendamos a instalação do Linux Kernel 5..3.1 empacotador pela Canonical no Debian. Instale tão somente no Ubuntu ou derivados.
Para instalar o Linux Kernel 5.3.1 você precisa executar o comandos abaixo. Primeiro vamos criar um diretório e entrar nele pelo Terminal. Esse diretório é onde vamos baixar o pacote do Linux Kernel e seguir com a instalação no Ubuntu:
Agora, vamos fazer o download dos pacotes do Linux Kernel 5.3.1, preste muita atenção no momento de copiar os links, ou o download não será feito:
Agora, vamos executar o comando que vai instalar todos os pacotes que baixamos do Linux Kernel 5.3.1:
A imagem abaixo retrata as saídas do Terminal após o comando da instalação, perceba que o processo foi concluído com êxito, e sem erros, caso você receba algum erro, repita o processo:
Em seguida, vamos executar o comando abaixo apenas para garantir que tudo esteja correto:
Agora, reinicie o sistema com o comando abaixo:
Após a reinicialização do Ubuntu ou derivado, confira se o Linux Kernel 5.3.1 foi instalado, para isso, execute:
Você deve visualizar uma saída semelhante:
Lembre-se que após a instalação do Linux Kernel 5.3.1 no Ubuntu, Linux Mint ou derivado, você deve instalar e configurar os drivers Nvidia/AMD novamente. Claro, em alguns casos não precisa, mas a reinstalação destes drivers podem ser necessária.
Artigo relacionado que talvez você queira ler: