A Qt Company lança oficialmente o Qt 6.0 como a versão principal mais recente deste kit de ferramentas de plataforma cruzada de código aberto.
O kit de ferramentas Qt 6.0 traz muitas melhorias Quick 3D e outras mudanças na pilha de gráficos. Isso inclui:
- mais soluções para Vulkan e outras APIs de gráficos modernos;
- um gerenciador de pacotes para bibliotecas extras;
- suporte QML de próxima geração;
- requisitos de suporte C ++ 17;
- melhorias de ferramentas;
- host e atualizações de plataforma e muito mais.
Qt Company lança oficialmente Qt6
Nem todos os módulos do Qt5 foram portados ainda para o Qt6. Então, alguns recursos podem permanecer ausentes até o Qt 6.1, 6.2 ou posterior. Entre os módulos que ainda não foram portados estão Qt Multimedia, Qt Bluetooth e Qt Virtual Keyboard. A Qt Company é transparente ao reconhecer que o Qt 6.0 não é tão completo quanto o kit de ferramentas atual do Qt 5.15.
Falando de lançamentos posteriores do Qt6, o Qt 6.1 e 6.2 devem chegar mais cedo do que o normalmente ocorre. A ideia é mudar os ciclos de lançamento semestrais para uma espécie de ritmo de lançamento de abril e setembro ~ outubro. Isso resolve uma série de reclamações antigas de usuários sobre a demora de atualizações.
Lars Knoll está propondo que o Qt 6.1 seja lançado no final de abril, o que congelaria o recurso já no final de janeiro. Mas para o Qt 6.1, a ênfase de qualquer maneira provavelmente será na correção de bugs e melhorias na estabilidade após todas as mudanças no Qt 6.0, então um lançamento mais compacto do Qt 6.1 faz sentido.
Grande mudança a partir da versão 6.2
O Qt 6.2 também veria um ciclo de lançamento mais curto, que congelaria o recurso no final de junho e seu lançamento oficial no final de setembro. Ter o segundo lançamento do ano do Qt em setembro, em vez de novembro ~ dezembro, seria muito melhor para evitar períodos de folga do desenvolvedor nos feriados de fim de ano.
Com o Qt 6.2, é provável que vejamos a maioria dos módulos ainda não portados do Qt 5.15 para o Qt6. Por outro lado, deve haver outras melhorias de fixação e estabilidade feitas antes do lançamento do LTS. Após o lançamento do Qt 6.2 LTS, provavelmente veremos um aumento na adoção do kit de ferramentas Qt6 pelos programas.
Após o Qt 6.2, eles provavelmente retornariam ao seu lançamento normal de seis meses. Assim, a partir daí, voltariam ao lançamento em abril e setembro.
Além disso, Lars Knoll apresentou os planos provisórios para as versões 6.1 e 6.2 na lista de desenvolvimento do Qt.
Então, quem quiser mais detalhes sobre Qt 6.0 pode consultar o anúncio de lançamento Qt.io.