in

A Internet das Coisas pode ajudar o meio ambiente? – Parte II

Continue aprendendo sobre a Internet das Coisas e sua relação com o meio ambiente.

A Internet das Coisas pode ajudar o meio ambiente? – Parte II
Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

No artigo anterior, você começou a ver se a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) pode ajudar o meio ambiente. Neste segundo artigo da série, continue aprendendo sobre os benefícios adquiridos ao introduzir a IoT em nosso dia a dia.

Usando a Internet para salvar (e estudar) o meio ambiente

Quando você pensa na Internet das Coisas, visualiza as abelhas usando pequenos sensores que rastreiam seus movimentos e ajuda cientistas e agricultores a descobrir como criar um ambiente ideal para elas? Bem, agora você vai. Acredite ou não, há mais de um projeto (Bee Corp, ApisProtect, IoBee, CSIRO, entre outros) trabalhando em uma Internet de Abelhas. Suas idéias variam de rastreadores de movimento a monitores de colméias que podem acompanhar a saúde das abelhas. Dessa forma, ajudando uma questão importante hoje em dia já que as abelhas estão desaparecendo em muitos lugares.

A Internet das Coisas pode ajudar o meio ambiente? – Parte II
Abelha com sensor instalado. Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends.

Não apenas as abelhas serão usadas – a tecnologia IoT, os drones e a Inteligência Artificial (IA) estão sendo usados para rastrear e salvar tudo, de rinocerontes a linces ibéricos. O Projeto Elephant Listening está usando sensores e IA para descobrir o que significam diferentes ruídos de elefante e para detectar tiros de caçadores.

Mais um ramo para a Internet das Coisas

E, é claro, existe a Internet das Árvores, uma nova ferramenta nos esforços de combate ao desmatamento. O RainForest Connection, por exemplo, está criando uma rede de dispositivos de escuta nas florestas tropicais que podem detectar sons de motosserras e máquinas pesadas, além de ajudar a evitar a caça furtiva e a coletar dados sobre a vida selvagem.

E as estimadas 9 milhões de toneladas métricas de metano que vazam dos sistemas de gás natural dos EUA todos os anos? São muitos gases de efeito estufa, danos ambientais e energia desperdiçada que empresas como a IBM estão tentando consertar, desenvolvendo redes de sensores que podem detectar vazamentos mais rapidamente.

Além disso, existem sensores que ajudam as hidrovias a ficarem limpas, robôs limpando o lixo do oceano e pranchas inteligentes que podem enviar dados de volta aos cientistas. Existem muitos projetos ambientais de IoT em andamento, e essa tecnologia nem existe há tanto tempo.

Agricultura inteligente

A produção de alimentos tende a ter um impacto ambiental bastante grande. Isso acontece graças ao uso pesado de água, fertilizantes químicos e pesticidas, degradação do solo e desmatamento. Porém, a agricultura está ficando muito mais inteligente com sensores IoT e drones sendo usados para monitorar a saúde do solo e das culturas. Assim, isso vai ajudar a reduzir a quantidade de água usada para irrigá-los e quantos pesticidas serão aplicados.

A Internet das Coisas pode ajudar o meio ambiente? – Parte II
Plantação inteligente. Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends.

A irrigação e o gerenciamento inteligentes do solo podem medir as condições ambientais, verificar o clima e encaminhar automaticamente a água apenas para onde for necessário. Além disso, pesticidas e fertilizantes podem ser aplicados com mais precisão usando IA, drones, satélites, robótica e outros itens relacionados à Internet das Coisas. inovações. Empresas como a FarmBot estão começando a criar robôs que podem cuidar de todo o processo agrícola.

Além disso, até nossas cadeias de suprimento de alimentos mudarão graças à IoT, pois nossa capacidade de rastrear alimentos da origem ao destino está melhorando drasticamente. Isso significa transporte e entrega mais eficientes, menos desperdício devido à deterioração dos alimentos e práticas comerciais mais transparentes. Assim, se você valoriza a agricultura sustentável ou se preocupa com a segurança alimentar, obter informações confiáveis sobre de onde veio e como foi feito será mais fácil no futuro.

Internet para ajudar o meio ambiente é realmente a resposta?

O progresso tecnológico tende a seguir um ciclo de criação de problemas com a tecnologia e corrigi-los com mais tecnologia, o que, por sua vez, cria um novo conjunto de problemas. Portanto, olhar para a IoT para corrigir nossas bagunças ambientais parece um pouco irônico. No entanto, dado o atual nível de preocupação com o futuro da Terra, muitas tecnologias atuais estão sendo moldadas pelo desejo de ter baixo impacto e ser sustentável. Assim, embora nunca possamos obter números exatos para avaliar o impacto da IoT no meio ambiente, a direção geral da tecnologia é encorajadora.

Neste artigo, você viu que a Internet das Coisas pode ajudar o meio ambiente!

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também: Satélites IoT podem se tornar uma realidade

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

greenwithenvy-saiba-instalar-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

GreenWithEnvy: saiba instalar no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Faça overclock em GPUs NVIDIA!

Google bane jogo sobre os protestos de Hong Kong

Google bane jogo sobre os protestos de Hong Kong