O Microsoft Surface Duo vem com a plataforma Qualcomm Snapdragon 855 e 6 GB de RAM. Além disso, o smartphone executa o Android 10 e é elegível para receber 3 anos de atualizações de segurança. Ainda mais, em uma tentativa de cumprir os requisitos da GPL 2, a Microsoft lançou o código-fonte do kernel para o Surface Duo.
A Microsoft também fornece seu primeiro dispositivo Android com um bootloader desbloqueável, o que significa que a comunidade tem a liberdade de utilizar o hardware exclusivo com a ajuda de ROMs personalizadas.
Código-fonte do kernel do Microsoft Surface Duo
Como todos os dispositivos Android, o Surface Duo é executado em um kernel Linux modificado. Como o kernel do Linux é distribuído sob a licença GNU GPL 2, todas as entidades que distribuem forks do kernel são obrigadas a fornecer o código-fonte de seu kernel mediante solicitação.
Além disso, os lançamentos de código-fonte do kernel permitem que os desenvolvedores e usuários avançados mergulhem mais fundo no código que executa no dispositivo e até mesmo apresentem novos recursos que, de outra forma, não estão presentes na configuração padrão. É bom ver que a Microsoft reconhece essa possibilidade.
O código-fonte do kernel foi carregado no repositório GitHub da Microsoft e os usuários interessados podem fazer o download, bem como revisar o código.
A empresa também publicou um guia de compilação de kernel, que pode ser encontrado neste repositório. Caso você esteja procurando por uma imagem de fábrica, a Microsoft também tem.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: XDA Developers
Microsoft Surface Duo é o dispositivo Android criado para substituir um computador
Canonical aplica mais uma atualização de segurança no kernel para o Ubuntu