in

Assistente do Google está testando um balão flutuante

Os usuários não precisarão pressionar um botão ou executar um gesto para abrir o Assistente.

Agora é possível agendar ações do Assistente do Google
Infelizmente, ainda não existe uma opção nativa para programar tarefas específicas, apesar do Google estar trabalhando para adicionar essa funcionalidade em breve.

Um dos grandes novos recursos do Android 11 é o recurso Bubbles. A API para esse recurso existe desde o Android 10, mas agora está disponível para todos os usuários e desenvolvedores. Além disso, o Google está testando um balão flutuante semelhante ao Chat Head para o Assistente do Google (Chat Head é um recurso que ganhou destaque quando o aplicativo Messenger do Facebook os introduziu).

A melhor parte é que o Bubbles do Android 11 não se limita às Mensagens do Android, mas também funciona com o WhatsApp, o Facebook Messenger, o Telegram e outros aplicativos de mensagens. O recurso funciona com bate-papos individuais e de grupo.

Portanto, suas conversas podem flutuar sobre o que você está fazendo para acesso rápido. Assim, imagina-se que seja a mesma ideia por trás do balão do Assistente do Google. Os usuários não precisarão pressionar um botão ou executar um gesto para abrir o Assistente.

Assistente do Google está testando um balão flutuante

De acordo com o site 9to5Google, o aplicativo Google 11.21 inclui duas strings que descrevem a funcionalidade. Há um tutorial que detalha como você pode “Tocar para conversar com seu assistente”. Outra string menciona como você pode arrastar o balão para a parte inferior da tela para descartá-lo, e essa string se refere ao recurso como um “Assistente de bate-papo”.

Assistente do Google está testando um balão flutuante
Um dos grandes novos recursos do Android 11 é o recurso Bubbles. Imagem: Android Central.

Atualmente, a funcionalidade é extremamente básica. Tocar no balão flutuante, que é simplesmente o ícone do Assistente do Google, abre o painel Assistente na parte inferior da tela. O balão pode ser arrastado para qualquer borda. Não há certeza se haverá uma nova interface para acompanhar o balão quando esse recurso for oficializado. Também não está claro no momento como abrir o Assistente de bate-papo.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: XDA Developers

Aplicativo “Monitor de Queda de Dispositivo” do Android 11 faz uma pesquisa com você depois que o telefone cai

Segundo vídeo oficial, Google lançará o Android 11 em 8 de setembro

Android 11 atinge estabilidade da plataforma com Beta 2

Android 11 Beta 1 está disponível para alguns usuários do Xiaomi Mi 10/Pro

Google lança Android 11 Developer Preview para Android TV

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.