in

Atualizar ou não atualizar para o Ubuntu 19.04! Eis a questão!

Não é incomum receber essa dúvida por e-mail ou até em nossas redes sociais!

O Ubuntu 19.04 já está disponível para download. No entanto, muitas pessoas estão em dúvidas sobre o processo de atualização, se devem ou não atualizar de uma versão anterior para o Ubuntu 19.04.

Pois bem, com a intenção de dar um norte a quem esta na dúvida, vamos pensar um pouco em alguns pontos relevantes. Pense que essa versão nova do Ubuntu, possui suporte de 9 meses, ela não é uma versão LTS, ou seja, longo tempo de suporte.

As versões LTS são focadas em estabilidade, pois os pacotes disponíveis nestes lançamentos já passaram por muitos testes, e assim, possuem o mínimo de erros ou incompatibilidade possível. Obviamente que dentro do cenário de testes da Canonical e Comunidade Ubuntu, as versões LTS são lançadas sem grandes problemas.

Geralmente, as pessoas que querem atualizar para o Ubuntu 19.04, estão ansiosas para testar o Linux Kernel mais recente, ambientes de desktop ou até mesmo aplicações. Essas versões que eu particularmente chamado de “versões menores”, possui um fluxo de atualização maior, mas os pacotes estão estáveis, no entanto, não tão maduros.

Se você gosta mesmo de ter as versões mais recente, vale muito atualizar para o Ubuntu 19.04, agora, se você esta acostumado com estabilidade e produção, pense em permanece com a versão LTS, que atualmente é o Ubuntu 18.04.

Eu por exemplo, não costumo atualizar a versão LTS que utilizo para uma de 9 meses (não LTS), eu preciso de menos problemas possíveis, obviamente que eles existem, mas você pode instalar a nova versão do Ubuntu e nada ocorrer.

Estes problemas, geralmente ocorrem pela diversidade de combinações de hardware que existem, e muitas vezes podem estar ligados direta ou indiretamente a drivers que foram descontinuados, e que o usuário acaba não sabendo. Saiba que isso não é culpa da Canonical, mas dos fabricantes.

O cenário de testes do Ubuntu é vasto, mas não há a mínima condição de testar em todos os computadores do mundo. Se bem que isso seria genial, mas não há como. Devido a essas limitações, a Canonical convida a cada lançamento de versões em desenvolvimento, todos os usuários do Ubuntu, para que façam seus testes e enviem qualquer erro que tenha ocorrido. Fase essencial para que o Ubuntu tenha o menor número de erros possível.

Sem estender muito, pense bem o que você mais gosta. Se você é um usuário que adora novidades, com toda certeza atualizar para o Ubuntu 19.04 é a melhor opção, contudo, se você preza mesmo pela estabilidade, permaneça utilizando a versão LTS mais recente, neste caso o Ubuntu 18.04.2 LTS.

A escolha é sua! Espero te ajudado e esclarecido!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

equador-sofre-40-milhoes-de-ataques-ciberneticos-apos-prisao-de-assange

Equador sofre 40 milhões de ataques cibernéticos após prisão de Assange

mageia-e-feren-os-apresentam-novas-versoes

Mageia e Feren OS apresentam novas versões