in

Ubuntu 19.04 foi oficialmente lançado!

Depois de disponibilizar as ISO’s para download antes do anúncio oficial, agora chega o momento esperado, o lançamento do Ubuntu 19.04!

Tudo certo, e o Ubuntu 19.04 foi lançado oficialmente pela Canonical hoje, 18 de abril de 2019. A cada lançamento do Ubuntu a comunidade vibra pelas novidades e por poder experimentá-las o quanto antes.

Com o codinome Disco Dingo, o Ubuntu 19.04 permanece em alta, e milhares de downloads de pacotes e de ISO’s são esperados para o dia de hoje. Mais cedo, a Canonical havia liberado as ISO’s do Ubuntu 19.04 para download e agora, o lançamento oficial ocorreu.

Ubuntu 19.04

O Ubuntu 19.04 foi lançado, e possui suporte por 9 meses, isso quer dizer que as atualizações vão até janeiro de 2020. Sobre as arquiteturas nada mudou, permanece suportando 64 bits, mas a versão para servidores, o Ubuntu Serve 19.04 possui mais arquiteturas suportadas, como o ARM64 (AArch64), IBM System z (s390x), PPC64el (Power PC 64 bits Little Endian) e Raspberry Pi 2/ARMhf.

Hoje também fizemos um artigo, no intuito de ajudar alguns usuários que estão na dúvida, se deve ou não atualizar para o Ubuntu 19.04, um conteúdo opinativo que deve ajudar o usuário a chegar a uma conclusão.

Quais as novidades do Ubuntu 19.04?

A primeira novidade é o Linux Kernel 5.0, ele é o kernel padrão presente nesta versão do Ubuntu. Com isso, há suporte para os novos drivers da AMD, Nvidia e outros hardwares que foram recentemente lançados.

Um novo papel de parede também foi lançado, e como sempre, o fundo é o mascote Disco Dingo. O famoso tema Yaru teve seu suporte estendido, e com isso, suporta mais aplicativos. Isso quer dizer que quando você instalar as mais variadas aplicações no Ubuntu 19.04, especialmente as populares, o tema vai atribuir ícones polidos, ao invés de ícones padrão, deixando tudo mais bonito e seguindo a forma de design do Ubuntu.

O GNOME 3.32 é o ambiente padrão. A gente sabe que muita gente estava esperando por ele, no entanto, como o GNOME do Ubuntu 19.04 passa por grandes alterações, é possível que alguns recursos não estejam disponíveis nesta versão modificada pela Canonical e pela Comunidade Ubuntu. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores mantiveram alguns recursos como o menu global de aplicativos, as permissões de aplicativo, melhorias no Terminal e o famoso live patching, ou seja, os usuários do Ubuntu 19.04 não terão que reiniciar o sistema quando o Ubuntu atualizar o Linux Kernel.

Tem mais. Algumas novidades como as que citamos merecem destaque. No entanto, agora há uma aplicação chamada Night Light, que vai proteger seus olhos durante a noite. E as configurações de áudio também foram renovadas, uma interface mais intuitiva e organizada.

Novidades na base do Ubuntu 19.04

Como dissemos antes, o Linux Kernel 5.0 é o kernel padrão neste lançamento do Ubuntu. E dos grandes benefícios desta versão é a melhoria em torno dos computadores que possuem mais de uma placa gráfica, tudo será gerenciado de forma mais organizada.

O Mesa 19.0 também faz parte do lançamento, com essa versão, os usuários AMD terão menos problemas com suas placas. O desempenho também foi aprimorado, você poderá perceber uma otimização na inicialização, abertura de aplicações e consumo de RAM no Ubuntu 19.04.

Agora, você tem alguns motivos para pensar em utilizar o Ubuntu 19.04. Por hora, essas são as novidades mais quentes e que devem ser destacadas. Se você quer saber todas as novidades, recomendamos a leitura das notas de lançamento do Ubuntu 19.04 através da Wiki Ubuntu.

Confira também alguns artigos relacionados as melhorias em torno do Ubuntu 19.04:

Ubuntu 19.04 vai facilitar a vida de usuários com GPUs da Nvidia!

Conheça a mascote oficial ‘Disco Dingo’ do Ubuntu 19.04

Nautilus 3.30 estreará no Ubuntu 19.04 Disco Dingo

GNOME Shell no Ubuntu 19.04 será mais rápido

Confira também um vídeo criado pelo Juliano:

Você também pode fazer baixá-lo na página exclusiva de download do Ubuntu 19.04!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

libreoffice-6-1-encerra-suporte-em-29-de-maio

LibreOffice 6.2.3 Office Suite lançado com mais de 90 correções de bugs

ubuntu-19-10-sera-chamado-eoan

Ubuntu 19.10 será chamado Eoan