Avidemux 2.8.1 lançado com decodificação de hardware VP9 VDPAU de 8 bits e novos filtros

Veja as novidades desta versão do software de edição e transcodificação de vídeo.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Avidemux, o popular software de edição e transcodificação de vídeo não linear de código aberto, gratuito e multiplataforma, foi atualizado para a versão 2.8.1, uma grande atualização que traz novos recursos interessantes e muitos aprimoramentos. Então, o Avidemux 2.8.1 acaba de ser lançado com decodificação de hardware VP9 VDPAU de 8 bits e novos filtros.

O Avidemux 2.8.1 está aqui nove meses após o Avidemux 2.8.0 e apresenta vários novos recursos, como um equalizador de 3 bandas, novas opções de downmix, ou seja, fone de ouvido estéreo e surround virtual de fone de ouvido, a capacidade de configurar até 32 faixas de áudio e três novos filtros, ou seja, 3D LUT, Rotação Arbitrária e Decimar.

Avidemux 2.8.1 lançado com decodificação de hardware VP9 VDPAU de 8 bits, novos filtros

Esta versão também implementa alteração de taxa de quadros personalizada (estiramento de áudio com controle de pitch), um compressor configurável (DRC), opções independentes de ganho e atraso de canal, opções de remapeamento de canal e uma nova opção no “Resize”, “Fit to size”, e filtros “Zoom” para forçar o aplicativo a lembrar o método de redimensionamento selecionado.

Além disso, o Avidemux 2.8.1 traz melhorias de desempenho e qualidade de mapeamento de tom HDR, suporte para decodificação de hardware VP9 de 8 bits via VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix) em sistemas Linux com GPUs que também possuem um decodificador VP9 como OpenGL renderizado em tempo real nas caixas de diálogo de configuração do filtro de vídeo para melhorar o desempenho em telas HiDPI.

Avidemux 2.8.1 lançado com decodificação de hardware VP9 VDPAU de 8 bits e novos filtros
Avidemux 2.8.1 lançado com decodificação de hardware VP9 VDPAU de 8 bits e novos filtros.

A interface do usuário também foi aprimorada nesta versão e agora oferece melhor suporte para telas HiDPI com um novo conjunto de botões compatível com HiDPI, opções de tema claro e escuro no menu Exibir, informações de arquivo estendidas, novos botões para buscar o início da seleção ( A) e final (B) na visualização do filtro de vídeo em tempo real e imagem de logotipo escalonável e arrastável na caixa de diálogo de configuração do filtro de vídeo “Adicionar logotipo”.

Por último, mas não menos importante, o Avidemux 2.8.1 torna possível salvar a configuração de volume na saída, adiciona a capacidade de usar a roda do mouse para procurar em ciclos de 60 segundos através dos modos de busca de 1/2/4/60 segundos, adiciona um novo teclado atalho (CTRL+F) para adicionar filtros parciais rapidamente e adiciona um novo codificador de vídeo para sistemas macOS chamado VideoToolbox HEVC (“ffVTEncHEVC”).

Mais novidades

Por outro lado, a nova versão do Avidemux vem com a estrutura multimídia FFmpeg 4.4.2 e correções para vários problemas, como uma falha que ocorreu ao terminar a codificação com o codificador VP9, várias falhas no filtro de vídeo “Resample FPS” ao ativar o movimento interpolação, uma cópia para a área de transferência falha quando a seleção se estende até o final do vídeo, bem como uma falha no driver VA-API em sistemas Linux.

Mais detalhes sobre os bugs corrigidos no Avidemux 2.8.1 estão disponíveis nas notas de lançamento, no site oficial, de onde você também pode baixar o novo lançamento como um binário universal AppImage que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.