Dicas

Como ativar e instalar o SSH no Ubuntu

0
como-ativar-e-instalar-o-ssh-no-ubuntu

Quem precisa de acesso remoto de forma simplificada e mais segura, sabe o quanto é importante utilizar o Secure Shell (SSH). Alguma distribuições baseadas no Ubuntu, já vem o SSH ativado e instalado. Porém, hoje vamos ativar e instalar o SSH no Ubuntu. Lembramos que vamos usar o OpenSSH (OpenBSD Secure Shell) que é o recomendado para ativação do SSH no Ubuntu. Então, essa mesma dica pode ser usada em distribuições derivadas.

Instalando o SSH no Ubuntu

Você pode instalar o openSSH no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados. Portanto, os comandos e os procedimentos são os mesmos. Se você não está familiarizado com o SSH é importante lembrar que as configurações são realizadas pelo Terminal. Então, o primeiro passo é a instalação, para instalar abra o Terminal, você pode usar o atalho Ctrl + Alt + T e cole os comandos abaixo:

sudo apt-get install openssh-server

Agora, vamos ativar o serviço. Lembre-se que nestes comandos estamos usando o sudo. No entanto, em distribuições baseadas puramente no Debian, o sudo não vem habilitado. Assim, você pode realizar a instalação do SSH usando o ROOT ou se preferir, pode seguir o nosso tutorial que mostra como instalar e habilitar o sudo no Debian. Mais uma vez, para ativar o SSH execute o comando abaixo:

sudo service ssh status

Configurações do SSH

Por padrão você já está com o serviço do SSH ativo, mas se por algum motivo você queira alterar as configurações padrão, é possível sim. Porém, saiba o que está fazendo. Para alterar as configurações do SSH execute o comando abaixo, utilizando o editor de sua preferência:

sudo nano /etc/ssh/sshd_config

E após fazer as alterações é necessário reiniciar o serviço para que as alterações entrem em vigor. Para isso, execute o comando abaixo:

sudo service ssh restart

Acessando via SSH o Ubuntu, Debian Linux Mint e derivados

Agora que já passamos pelo o processo de instalação do SSH no Ubuntu, Debian e derivados, vamos promover o acesso remoto.

A sintaxe do SSH é muito simples, confira:

ssh [email protected]

Perceba que você precisa inserir o nome do usuário e o IP remoto, ou seja, da máquina que você quer acessar. É importante ter o SSH instalado e ativado na outra máquina, ou não vai funcionar. Por padrão a porta do SSH é a 22, mas algumas pessoas alteram a porta e neste caso é preciso informar a porta correta ou não vai funcionar.

A sintaxe do SSH informando a porta destino é:

ssh [email protected] -p numerodaporta

Pronto! Hoje você viu como instalar e ativar o SSH no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados, e ao mesmo tempo também viu como acessar a máquina remotamente via SSH. Esperamos ter ajudado.

Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Saiba como obter a versão 2.80 do Blender

Previous article

Kernel Linux para arquitetura x32 pode ser descontinuado

Next article

You may also like

More in Dicas