comerciais sobre o sistema Linux

Algumas empresas realizam versões comerciais sobre o sistema Linux para empresas. Assim, nesse mundo do Linux empresarial por ótimas propagandas surgiram no início dos anos 2000. Com base nesse tema, a seguir estão três dos melhores comerciais deste curioso mercado. Além disso, o Linux Kernel é o responsável pelo funcionamento do nosso querido sistema GNU/Linux, o qual tem como maior diferencial o fato de ser gratuito e ter uma imensa variedade de licenças em seu código. Isso permite que os desenvolvedores possam trabalhar com ele e alterá-lo conforme considerarem necessário.

Melhores comerciais sobre o sistema Linux

Podemos listar três propagandas que evidenciam o papel do uso de sistemas Linux.

Red Hat Enterprise Linux

Para promover o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), a RedHat, uma empresa de soluções de software para o sistema operacional Linux, lançou um comercial rebatendo declarações de empresas concorrentes, como a Microsoft, e reiterando o papel da Linux na indústria dos sistemas operacionais.

No início da propaganda, é mostrado como a humanidade se deixou enganar várias vezes ao longo da história, como quando acreditava-se que a Terra era plana ou que a Terra era o centro do universo. Posteriormente, o comercial destaca outras afirmações equivocadas feitas por pessoas proeminentes, empresas e veículos de comunicação durante o final do século XIX e o início do século XX, como a afirmação de que o homem nunca chegaria ao espaço e a certeza de que não havia mais nada a ser inventado.

Em seguida, a propaganda utiliza uma citação famosa de Mahatma Gandhi para contestar os concorrentes da Linux. Com o trecho “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence”, o comercial exalta o crescimento da marca e brinca com declarações feitas por terceiros sobre esse sistema operacional.

IBM

Com o nome “O futuro é aberto”, a IBM, empresa do setor de informática, lançou essa propaganda do sistema operacional Linux em 2003. No comercial, é possível observar uma criança prodígio, que aprende informações dos mais diversos assuntos num curto período de tempo. A criança representa a própria Linux, que rapidamente se tornou uma das grandes referências do mercado em sistemas operacionais.

Num determinado momento, ensinam essa criança que “coletar dados é o primeiro passo para o conhecimento, mas compartilhar esses dados é o primeiro passo para a criação de uma comunidade”, o que é uma clara alusão a estratégia de mercado Linux, pois o mesma conta com um código aberto e ainda promove o compartilhamento de dados entre os seus usuários.

Linux Foundation

Lançada em 2012 a Linux Foundation, faz este comercial que tem o objetivo de explicar para o público as dimensões e o alcance do Linux, além de mostrar de forma simplificada como funciona o processo de desenvolvimento dos sistemas operacionais que usam o Linux Kernel. Ao longo da propaganda, várias informações impressionantes são apresentadas, como o fato de 9 a cada 10 supercomputadores estarem utilizando o Linux e quase 1 milhão de smartphones com sistema Linux serem ativados diariamente.

O comercial também destaca que, ao contrário dos sistemas Windows e iOS, o sistema Linux é desenvolvido de forma conjunta, comunitária e já se tornou o maior projeto de desenvolvimento colaborativo da história da computação. Desde 2005, cerca de 8 mil desenvolvedores ao redor do mundo contribuíram diretamente para o Linux, número esse que permanecerá a crescer continuamente.

Você conhece mais comerciais sobre o sistema Linux que acha importante citar aqui? Deixe nos comentários!

Serviço Safe DNS do Firefox Nightly entra em fase de testes

Previous article

Fedora remove pacotes inseguros e lança Fedora Silverblue

Next article

You may also like

More in Artigos