Muitos usuários já estão fazendo testes com o novo Ubuntu 22.04 beta (ou planejando atualizar para 22.04 assim que a versão estável for lançada). Para quem quiser conhecer os novos recursos, esta é uma excelente oportunidade. Além disso, vários outros recursos e programas já começam a se adaptar. É este o caso do Dash to Panel que adiciona o suporte ao GNOME 42.
Este painel de desktop unificado e único é uma das extensões do GNOME mais populares. É uma alternativa elegante e personalizável para um GNOME vanilla ou uma configuração padrão do Ubuntu.
Portanto, a palavra de que a versão mais recente – lançada através do site de extensões do GNOME – adiciona suporte ao GNOME 42 agradará a muitos usuários.
Dash to Panel adiciona suporte ao GNOME 42
Quem o experimenta afirma que ele se sai muito bem no Ubuntu 22.04. Até este momento, não encontraram falhas gráficas ao entrar ou sair do alternador de espaço de trabalho ou do inicializador de aplicativos. Toda a interface do usuário do shell parece tão bem proporcionada com o Dash to Panel ativado quanto com o Ubuntu Dock dash vanilla.
Como o Dash to Panel é uma extensão do GNOME, você não pode instalá-lo no site da extensão do GNOME usando o Firefox Snap Ubuntu 22.04 usa por padrão (sim, em novas instalações e atualizações).
Portanto, no momento, se você quiser experimentá-lo, precisará obter atividades extras, usando uma versão binária do Firefox com o complemento do conector GNOME Shell adicionado ou usando um aplicativo de desktop tudo-em-um como o (ótimo ) Gerenciador de Extensões.
Então como vale a pena, o trabalho está em andamento para corrigir essa regressão funcional. Assim, será possível instalar extensões do GNOME usando o Firefox Snap – no momento do primeiro lançamento pontual do Ubuntu 22.04, com certeza, mas esperamos um pouco mais cedo.
Não há novos recursos no Dash to Panel v46 além do suporte ao GNOME 42. No entanto, isso não representa algo exatamente negativo. Ele é um complemento maduro equipado com alternâncias e interruptores para praticamente todos os tipos de preferências imagináveis.
Ubuntu 22.04
A distribuição Ubuntu lançou recentemente uma versão beta do mais novo Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish”. Os lançamentos do Ubuntu LTS ocorrem a cada dois anos e eles têm suporte garantido por pelo menos cinco anos. Isso vale tanto para empresas quanto para usuários comuns que executam milhares de máquinas/sistemas virtuais com o Ubuntu.
O próximo código LTS do Ubuntu 22.04 chamado Jammy Jellyfish está se preparando para ser outro grande lançamento LTS, embora haja problemas em relação à tecnologia e pacotes mais recentes.
Em relação aos recursos, deveremos ter o GNOME 42, Linux Kernel 5.15, nova cor Accent, aplicativos atualizados e muitos recursos exclusivos que o tornam outro lançamento LTS histórico do Ubuntu. Então, veja a seguir um resumo desses recursos. A versão final chegará ainda neste mês.
Via OMGUbuntu