Acabou-se a polêmica em torno da especulação sobre atrasos no lançamento do Fedora 31. Desde novembro, os desenvolvedores por trás do Fedora vinham discutindo se atrasariam ou mesmo cancelariam o Fedora 31. O objetivo seria para que pudessem gastar cerca de um ano trabalhando na revisão de como a distribuição é criada e em outras mudanças fundamentais. Porém, acontece que agora eles decidiram ir contra esse grande atraso na distribuição. Portanto, o Fedora 31 não será cancelado.
Trabalho continua
Os desenvolvedores do Fedora ainda estarão trabalhando em melhorias de ferramentas e infra-estrutura. No entanto, eles devem estar manter o ritmo de lançamento de 6 meses do projeto.
Paul Frields anunciou que vão avaliar como acomodar o trabalho planejado sem interromper o cronograma de lançamento do Fedora. Ele explicou na lista do Fedora:
Depois de conversar com o Conselho, assim como algumas pessoas que dependem do cronograma de lançamento, como a IoT, ficou claro que precisamos olhar para essa opção. Por ora, pretendo suspender a mudança na cadência, a menos que sejam esclarecidas razões mais específicas para isso.
O Fedora 30 permanece em desenvolvimento para lançamento em maio. Portanto, mantendo-se o ritmo atual, o Fedora 31 será lançado no final de outubro.
Novidades
Conforme já mostrado no SempreUpdate, o Fedora 30 promete muitas mudanças importantes, como a estreia do desktop Deepin, habilitar geradores Python por padrão e mudanças no boot do sistema. Assim, com essas mudanças, o UEFI deve ser implementado por padrão.
O Fedora é conhecido por sempre enviar os pacotes mais recentes e melhores em seu lançamento.A mais recente proposta de mudança/funcionalidade é enviar o Fedora 30 com o Go 1.12. Detalhes sobre as tentativas de mudança para o Go 1.12 podem ser encontrados via Golang.org. A proposta de mudança pode ser encontrada no Fedora Wiki.
Portanto, se você estava apreensivo, pode ficar tranquilo. Não haverá atrasos no lançamento de novas versões do Fedora. Por ora, o Fedora 31 não será cancelado.